quinta-feira, 30 de agosto de 2018

E. M. Irmã Dulce realiza ações do projeto "Era uma vez" para incentivar o hábito da leitura

SEMEC - EDUCAÇÃO


A iniciativa dinamiza o hábito de ler, tornando-o mais dinâmico e atrativo
29/08/2018 - 14h52 Imprimir Envie por e-mail
E. M. Irmã Dulce realiza ações do projeto
Créditos: Ascom
Leitura é uma atividade diária na Escola Municipal Irmã Dulce, zona Sul de Teresina. E para incentivar a prática cada vez mais, a escola passou a realizar ações do projeto de leitura ‘Era uma vez’, desenvolvido na escola com o objetivo de incentivar a leitura entre os estudantes.

A iniciativa dinamiza o hábito de ler, tornando-o mais dinâmico e atrativo. As crianças se divertem com contos, poesias e diferentes gêneros textuais trabalhados de forma lúdica. Segundo a diretora da escola, Elzimeiry Rodrigues Bandeira Campos, o desafio é buscar formatos criativos para todas as aulas, reinventando o processo de alfabetização.

“As professoras levam sempre textos para leitura e alguma atividade prática para dar significado ao aprendizado, com teatro, reconto, canções, etc. Tentamos tornar a leitura algo mais próximo da realidade das crianças”, conta.

O ‘Era uma vez’ é mais uma ação do Projeto Alfabetiza Teresina, um pacto da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com as unidades de ensino da Rede Municipal para fortalecer as atividades de leitura e tornar um hábito prazeroso entre as crianças.

E para auxiliar ainda mais no processo de incentivo à leitura, a escola trabalha também com ações voltadas para o projeto “Sacola Viajante”. Dentro de uma bolsa personalizada, os alunos levam para casa um livro infantil escolhido por eles. A ideia é realizar a leitura com os pais em casa e retornar no dia seguinte com uma ficha respondida, destacando detalhes da história. A atividade também inclui reconto e socialização do novo aprendizado em sala de aula.

“A leitura compartilhada entre alunos e pais possui um grande benéfico para o aprendizado dos estudantes, ajudando a favorecer a construção do hábito de leitura da criança, ampliando assim o vocabulário de cada uma. A participação ativa da família facilita no processo de aprendizagem. Esse é um projeto valioso para fortalecer a parceria entre escola e família no incentivo do hábito de leitura em nossas crianças", conclui a gestora.






Compartilhe está postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário