domingo, 15 de julho de 2018

VIDA SAUDÁVEL


VIDA SAUDÁVEL

Especialistas dão dicas de como aproveitar o verão com saúde



As amigas Lorena Rodrigues, 20, Pietra Duarte, 16 e Luane Rodrigues, 14, estavam ansiosas e preparadas para a viagem das férias do mês de julho, no Terminal Rodoviário de Belém, em São Brás. O destino escolhido era Curuçá, no nordeste paraense. Na bagagem das amigas, itens indispensáveis para quem vai viajar nessa época do ano: protetor solar, roupas confortáveis, boné e óculos escuros.
Para Lorena, o cuidado com a pele é a maior preocupação da estudante que sempre anda com um protetor solar nas mãos. “Tenho muito cuidado com minha saúde, isso porque eu tenho reumatismo e preciso andar com a pele quase sempre coberta. Quando não, estou munida com o protetor solar, porque sei que principalmente nessa época do ano a nossa pele sofre. A alimentação nem se fala, sempre tento manter a mais saudável possível”, disse.
Todo cuidado com a saúde deve ser redobrado durante o “verão amazônico”, onde o corpo perde bastante líquido e a hidratação deve ser intensa. Lourrene Martins, nutricionista da Referência Técnica em Política Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), explica a importância em respeitar os horários de alimentação nessa época. “É sempre importante manter uma dieta equilibrada. O período de férias modifica nossa rotina de horários quanto a alimentação e sono, o que prejudica esse equilíbrio. Dormimos e acordamos fora dos horários habituais, o que gera uma mudança nos horários de alimentação”, diz. “Procurar respeitar os horários adequados da alimentação e beber bastante líquido é sempre a resposta. Andar com a garrafinha de água juntamente com frutas é uma boa pedida para manter a hidratação e alimentação adequadas”, orienta a especialista.
O estudante Thiago Vinicius Lima, 23, não mora em Belém. Ele veio para a capital paraense participar de um congresso, e conta que onde mora, em Araguaína (TO), também faz um clima muito quente, e ele procura andar sempre prevenido. “Trato esse clima sempre como verão, então, estou sempre com protetor solar. Não sou muito ligado na questão da alimentação, mas sempre que posso faço atividades físicas como academia e caminhadas”, revelou.
Os cuidados com a saúde devem se estender às crianças, que nessa época do ano aproveitam para se divertir ainda mais. A nutricionista Lourrene aconselha aos pais que o incentivo ao consumo de frutas é ideal e a melhor opção de lanche deve vir acompanhada da água e sucos de fruta natural. “O consumo de produtos industrializados como refrigerantes, salgadinhos, achocolatados, doces e bombons, não nutrem o corpo e ainda podem contribuir à desidratação, pois são alimentos com alto teor de sódio e açúcar”, pontuou.
Quando não se tem a atenção devida aos pequenos, nesse período mais quente do ano, os hospitais começam a sentir o aumento no número de entrada de crianças com problemas de saúde relacionados, principalmente, a má alimentação. De acordo com a médica do Hospital de Pronto Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinotti, Aldileny Leal Vila Bela, o número de pacientes que dão entrada no PSM com as gastroenterites, que são as diarreias, ou intoxicação alimentar e até mesmo desidratação, são altos.
“A dica mesmo é: se proteger evitando pegar sol nos períodos mais críticos das 11h às 14h, passar protetor solar e se hidratar bastante. Não é só achar que está tomando refrigerante e que  está tudo resolvido, até porque, o teor de sódio e açúcar é muito alto, então, muita água ou água de coco e sucos de frutas, são importantes para a hidratação. Vale, também, se proteger do sol até mesmo com viseira, chapéus e especialmente evitar comer em ambientes que são desconfiáveis”, finalizou a especialista.
Por Kezia Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário