terça-feira, 31 de julho de 2018

SEMCASPI - REINTEGRAÇÃO FAMILIAR



SEMCASPI - REINTEGRAÇÃO FAMILIAR

Família Acolhedora propicia acolhimento temporário a crianças e jovens

O serviço é ofertado para jovens em situação de vulnerabilidade social
30/07/2018 - 14h55 Imprimir Envie por e-mail
Família Acolhedora propicia acolhimento temporário a crianças e jovens
Créditos: Ascom
“Cuidar de criança não é fácil, mas, ainda assim, me sinto extremamente feliz e abençoada em poder ajudar, poder contribuir e saber que estou sendo útil para alguém”. É assim que Larissa Napoleão descreve seu sentimento por acolher duas crianças, de sete e nove anos. Ação possível graças ao ‘Família Acolhedora’ (FA), que favorece a oportunidade de um acolhimento familiar a pessoas de três a 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

O serviço é ofertado com apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Durante o tempo de acolhimento, a Prefeitura oferta uma bolsa-auxílio de R$ 500 reais para crianças sem nenhuma condição especial e R$ 750 para crianças com condições especiais.

“O Família Acolhedora foca na convivência familiar e comunitária. Ao colocar essa criança ou adolescente em família acolhedora, reforçamos a importância de que as bases familiares são fundamentadas no amor e no crescimento e não na realidade que os levou para o acolhimento. E trabalhando a criança e a família de origem, promovemos a reintegração familiar”, comenta Lorenna Batista, gerente executiva do Família Acolhedora em Teresina.

No FA, as famílias inscritas têm o critério de informar o sexo e idade das crianças e adolescentes que estão mais aptos a acolher. As famílias acolhedoras, durante o processo de acolhimento, têm um acompanhamento da equipe técnica, além da realização de visitas dos acolhidos a suas famílias de origem e acompanhamento pela equipe com o objetivo de reintegração familiar.

Caso esteja disposto a acolher, a família deve se dirigir ao Família Acolhedora, que fica na Rua Pereira da Costa, 336, no bairro Noivos. Ou ligar para o número 3234-1652 e agendar uma entrevista com a equipe técnica. Entre os principais critérios, estão: residir em Teresina, ser maior de idade (com 21 anos ou mais), ter disponibilidade afetiva para cuidar de crianças ou adolescentes, não apresentar problemas psiquiátricos, não ser dependente de substâncias psicoativas e não responder a processo judicial.

Reintegração Familiar

Durante a fase de acolhimento da criança, o processo de reintegração familiar na família de origem é trabalhado através de uma equipe técnica formada por uma assistente social e uma psicóloga. Após o acompanhamento técnico, que tem prazo máximo de dois anos, e, de acordo com a evolução da família de origem, é decidido em audiência o retorno da criança para sua família ou a inserção da mesma para a adoção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário