terça-feira, 24 de julho de 2018

Saúde

Saúde
23/07/2018 10h22
DST na terceira idade é tema de palestra nos Cras de Boa Vista

O aposentado Paulo Gomes, de 68 anos, que integra o Projeto Cabelos de Prata foi um dos participantes.
 Jornalista: Shirleia Rios

Idosos atendidos nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Boa Vista participaram na última sexta-feira, 20, de uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O objetivo foi levar informação e orientação aos idosos e ainda abordar os riscos à saúde por conta de atividades sexuais sem a devida proteção.

No Cras Centenário, a palestra foi ministrada pelo enfermeiro da Unidade Básica de Saúde do bairro, Paulo Gama, que fez uma abordagem de forma objetiva e descontraída, para que os idosos se sentissem à vontade e pudessem esclarecer as dúvidas pertinentes as DSTs.

“É preciso ter uma abordagem diferenciada com esse público para que possamos atingir o objetivo, porque muitos se sentem envergonhados e com receio de perguntar, por isso fazemos esse bate papo descontraído. A roda de conversa é a melhor forma de levarmos a informação a eles, porque falar de sexualidade para muitos ainda é tabu”, contou o enfermeiro.


O aposentado Paulo Gomes, de 68 anos, que integra o Projeto Cabelos de Prata foi um dos participantes. Ele contou que as palestras promovidas no Cras são muito esclarecedoras e procura sempre estar presente.

“É importante participarmos, porque todas as dúvidas que temos podem ser tiradas. As pessoas nos recebem bem e se preocupam com a nossa saúde. Eu me sinto super a vontade de conversar com eles porque sei que são profissionais e estão aqui para nos ajudar”, disse.

A psicóloga Jéssica Gomes, explicou que foi feita uma mobilização de casa em casa para que os idosos pudessem participar. Também foi feito convite nas unidades de saúde e outros idosos foram convidados pelos próprios integrantes do Cabelos de Prata.

“Acreditamos que esse é um momento muito importante, porque trata de saúde e por ser um tema que muitos não buscam informações por não se sentirem à vontade. Então buscamos uma forma divertida para que eles possam participar e esclarecer as dúvidas, além de levar a informação para casa”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário