terça-feira, 24 de julho de 2018

Cultura

Cultura
23/07/2018 10h30
Eventos culturais, esportivos e turísticos movimentam praças e a economia de Boa Vista

Jogos de Verão, Carnaval, Boa Vista Junina e Corrida 9 de Julho foram alguns dos eventos que movimentaram a economia local no 1º semestre de 2018
 Jornalista: Jéssica Costa


Fomentar o turismo, o esporte e a cultura são prioridades da gestão da prefeita Teresa Surita. No primeiro semestre de 2018, a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) foi a responsável por idealizar e executar os maiores eventos turísticos, esportivos e culturais do Estado, gerando emprego e garantindo renda a milhares famílias.


Há quatro anos, a tradição do mês de janeiro é relacionado a um dos maiores eventos esportivos de Roraima: os Jogos de Verão. A quarta edição reuniu diversos atletas de Roraima e outros estados nas quadras do Complexo Ayrton Senna. Um público de 20 mil pessoas passou pelo local nos três dias de competições. Foram disputadas 12 modalidades na água, terra e ar. Entre elas, esportes tradicionais como: beach soccer, vôlei de areia e beach hand. As novidades foram: boxe, BMX, beach tennis e triathlon, que foram disputados na Vila Olímpica Roberto Marinho.


O mês de fevereiro foi marcado pelo tradicional carnaval de rua. Embalado pelos hits do momento, pelas cores dos abadás e a alegria dos brincantes, a festa popular consolidou-se como um evento voltado à família. Mais de 125 mil pessoas passaram pela Praça Fábio Marques Paracat. O Carnaval 2018 contou com 15 blocos de rua e muita diversão, onde, como em todos os anos, centenas de famílias aproveitaram para ganhar uma renda extra com a comercialização de produtos e serviços.


Neste ano, a Orla Taumanan também foi palco de dois eventos organizados com o propósito de fomentar a presença da população nos espaços públicos da capital: Orla Sunset e Boteco da Orla. O primeiro, direcionado ao público que consome música eletrônica, valorizando o trabalho de Djs locais e uma das vistas mais belas do rio Branco e da Ponte dos Macuxi. O segundo, dedicado à música sertaneja, em um formato mais intimista.



Junho foi a vez do Maior Arraial da Amazônia. O Boa Vista Junina 2018 recebeu um público de 220 mil pessoas durante todas as noites de festa. Com o tema “A vida nas cores da alegria”, reuniu música popular, quadrilhas juninas, grupos folclóricos e uma tonelada da Maior Paçoca do Mundo.


Na ocasião, a prefeita Teresa Surita ressaltou a importância de um evento do tamanho do Boa Vista Junina e do crescimento nos setores econômicos da capital. “O que nos deixa satisfeitos é saber que essa tradicional festa contribui com a geração de renda, tanto de comerciantes quanto empresários e ambulantes”, disse.


Julho é o mês do aniversário de Boa Vista. Este ano, a capital roraimense completou 128 anos e a Prefeitura de Boa Vista preparou uma programação especial para celebrar as conquistas. A programação contou com a Mostra Fotográfica 9 de Julho, a Corridinha 9 de Julho, Corridinha Baby e Corrida Internacional 9 de Julho. O Teatro Municipal foi palco da solenidade de comemoração do aniversário, com a abertura da Mostra e shows de Zeca Preto e Neuber Uchôa. A Mostra Fotográfica estará disponível durante todo o mês de julho no Centro de Artesanatos Velia Coutinho.

De janeiro a julho, tivemos o aumento dos polos da Academia Aberta, Esporte Noite Adentro e números de vagas na Escolinha de Esportes da Vila Olímpica. Nos Jogos de Verão, tivemos um número recorde de atletas inscritos e uma estrutura ainda melhor. Recentemente, a Corrida 9 de Julho contou com mais de 6 mil atletas. O primeiro semestre foi de muitas ações, que possibilitaram uma melhor qualidade de vida à população, incentivando o esporte de alto rendimento”, destacou Reny Adonay, coordenador de esportes da Fetec.


Inaugurado em dezembro de 2017, o Teatro Municipal de Boa Vista começou a funcionar efetivamente neste semestre. Já passaram pelos palcos do teatro espetáculos teatrais, shows de comédia, shows musicais e espetáculos de dança. Um dos destaques foi o grupo carioca Companhia Urbana de Dança, responsáveis pela abertura do programa Fantástico, que encantou o público local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário