sexta-feira, 13 de julho de 2018

França x Croácia: um mini-censo da formação dos 23 convocados de cada lado


França x Croácia: um mini-censo da formação dos 23 convocados de cada lado

Retrospecto na base mostra monitoramento precoce nas duas seleções e reforça importância das federações como agentes no processo de formação de jogadores

França x Croácia: um mini-censo da formação dos 23 convocados de cada lado

Kai Pfaffenbach / Reuters



Por Pedro Venancio, Rio de Janeiro
 
França e Croácia chegaram com méritos à final da Copa do Mundo, e decidem, a partir das 12h deste domingo, com transmissão da Rede Globo e Sportv e em tempo real do GloboEsporte.com, o título do torneio mais importante do futebol mundial. Ao blog, que tem como foco a base, cabe descrever a trajetória da formação de cada um dos 46 atletas que poederão entrar em campo. Confira:
FRANÇA
1 - Hugo Lloris
Sensacional! Cáceres cabeceia e Lloris faz defesaça aos 42 do 1º tempo
Nascido em 1986, chegou aos 11 anos na base do Nice, clube da cidade em que nasceu e no qual ficou até estrear nos profissionais, em 2005. Em 2008, foi para o Lyon, e de lá para o Tottenham. Frequenta as seleções francesas de base desde 2004, na sub-18.
2 - Benjamin Pavard
Golaço da França! Pavard chega batendo de três dedos e empata aos 11 do 2º
Nascido em Maubeuge, norte da França, entrou na base do Lille aos nove anos, em 2005. Estreou nos profissionais em 2015, aos 21 anos, e no ano seguinte foi para o Stuttgart. Atuou pelas seleções francesas sub-19 e sub-21. Aos 22, é titular da seleção principal.
3 - Presnel Kimpembe
O zagueiro de 23 anos está no Paris Saint-Germain, clube que defende desde os 10 anos. Filho de pai congolês com mãe haitiana, chegou a atuar pela seleção sub-20 da República Democrática do Congo em 2014, mas logo depois optou pela nacionalidade francesa e passou pelos Bleus no sub-20 e no sub-21.
4 - Raphaël Varane
Gol da França! Varane sobe bem e marca de cabeça aos 39 do 1º tempo
Nascido em Lille, Varane tem 25 anos e é titular do Real Madrid, clube em que chegou aos 18 anos. Antes atuou no Lens de 2002 a 2010 e foi campeão nacional sub-16, antes de estrear nos profissionais aos 17 anos, como volante. Filho de pai nascido na Martinica, ele estreou na seleção francesa no sub-18, e passou pelo sub-20 e sub-21.
5 - Samuel Umtiti
Gol da França! Após cobrança de escanteio, Umtiti cabeceia no funfo da rede, aos 5 do 2º
9 - Olivier Giroud
Um dos mais experientes do grupo, Giroud foi revelado pelo Grenoble, clube que sobe e desce da Ligue 1 com frequência. Começou a crescer em 2010, quando foi para o Montpellier, clube em que foi campeão francês. Dali, foi para o Arsenal, e agora está no Chelsea. Não chegou a participar de seleções de base, embora tenha sido chamado para um periodo de treinos em Clairefontane aos 16 anos.
10 - Kylian Mbappé
Mbappé recebe na velocidade, tira o goleiro e amplia
O menino de ouro do futebol francês é filho de pai camaronês com mãe argelina e nasceu em Paris. Mas foi revelado no Monaco, clube em que chegou aos 14 anos, em 2013. Antes, porém, foi treinar em Clairefontaine e aos 11 anos chegou a fazer testes no Chelsea. Na seleção francesa, estreou com a sub-17 em 2014, foi campeão europeu sub-19 em 2016, e dali partiu para estourar no Monaco rapidamente.
11 - Ousmane Dembélé
Filho de pai senegalês e mãe nascida na Mauritânia, Dembélé tem apenas 21 anos e é formado na base do Rennes, primeiro clube que defendeu nos profissionais. Defende a seleção francesa desde 2013, no sub-17, e aos 21 anos já tem no currículo uma transferência do Borussia Dortmund para o Barcelona por 105 milhões de euros.
12 - Correntin Tolisso
Francês descendente de togoleses, Tolisso defende os Bleus desde o sub-19. Criado na base do Lyon desde os 13 anos, o meio-campista de 24 anos mudou-se para o Bayern de Munique em 2017.
13 - N'Golo Kanté
Nascido em 1991, Kanté é uma exceção nessa equipe francesa. Não atuou por seleções de base e quase foi parar na seleção de Mali, terra dos seus pais, em 2015 (não tinha passagem pelos Bleus). A sorte começou a mudar quando ele trocou o Caen pelo Leicester City e lá conquistou um fantástico título da Premier League. Rumou para o Chelsea, e em 2016 virou titular absoluto da equipe de Didier Deschamps.
14 - Blaise Matuidi
Outro que passou por Clairefontaine, Matuidi foi formado no Troyes, clube que volta e meia disputa a Ligue 1. Passou pelas seleções francesas sub-19 e sub-21 e defende a principal desde 2010. É filho de um pai angolano que se chama Rivelino.
15 - Steven Nzonzi
Revelado no Amien, passou, antes, pela base do PSG, onde era centroavante. Depois virou volante, e defendeu a seleção francesa sub-21. Na principal, só chegou em 2017, aos 28. Recusou a oportunidade de atuar pela seleção principal da República Democrática do Congo, o país dos seus pais.
16 - Steve Mandanda
Reserva de Lloris há muitos anos, Mandanda é o jogador mais velho do elenco francês. Nasceu em Kinshasa, na República Democrática do Congo, e foi revelado pelo Le Havre. Atuou pela seleção francesa sub-21, e está na principal desde 2008.
17 - Adil Rami
Filho de marroquinos, Rami começou a carreira no Fréjus e atuava como meia na quarta divisão francesa. Mudou-se para a zaga por causa de um companheiro de equipe e deu certo. De lá, foi para o Lille, onde se firmou como um dos melhores zagueiros do país. Não jogou em seleções francesas de base.

18 - Nabil Fekir
Meia habilidoso, chegou na base do Lyon aos 12 anos e foi crescendo na equipe até virar protagonista. É descendente de argelinos e chegou a ser convocado para amistosos da Argelia em 2015, mas recusou. Atuou pela seleção francesa sub-21 uma vez. Completa 25 anos na próxima quarta-feira.
19 - Djibril Sidibé
Nascido na cidade de Troyes e revelado no clube local, foi para o Lille aos 20 anos, e para o Monaco em 2016. Aos 25 anos, é cotado para mudar de clube em um futuro próximo. Atuou nas seleções francesas sub-20 e sub-21.
20 - Florian Thauvin
Um dos protagonistas do título mundial sub-20 da França em 2013, Thauvin chega aos 25 anos no melhor momento da carreira: afirmado no Olympique de Marselha como um dos principais jogadores do time. Revelado pelo Grenoble, ele defende as seleções francesas de base desde a sub-18, em 2011.
21 - Lucas Hernández
Lateral-esquerdo titular, Hernández tem apenas 22 anos e é descendente de espanhóis. Atua no Atlético de Madrid, clube em que foi revelado, mas tem uma longa trajetória nas seleções de base francesas, desde o sub-16.
22 - Benjamin Mendy
Mais um da turma de revelados pelo Le Havre (com Pogba e Mananda), Mendy frequenta as seleções francesas de base desde o sub-16 e estourou como lateral-esquerdo no Olympique de Marselha, a partir de 2013. Passou pelo Monaco e agora, aos 23 anos, está no Manchester City, sob o comando de Pep Guardiola.
23 - Alphonse Areola
Outro que passou por Clairefontaine em 2008, defende a seleção francesa desde o sub-16 e foi campeão mundial sub-20 em 2013. Está no Paris Saint-Germain desde 2006 e foi emprestado três vezes antes de assumir a posição de titular, na última temporada.
CROÁCIA
1 - Dominik Livakovic
Terceiro goleiro, é visto no país como uma esperança de assumir a posição de titular da seleção croata num futuro próximo. Foi revelado no NK Zagreb e atualmente está no Dinamo Zagreb. Tem apenas 23 anos e veste a camisa da seleção desde 2015.
2 - Sime Vrsaljko
Um dos vários revelados no Dinamo Zagreb. Veste a camisa da seleção desde a sub-15, tem 26 anos, duas Copas do Mundo e duas Eurocopas no currículo. Atualmente, joga no Atlético de Madrid.
3 - Ivan Strinic
Mais um que joga na Croácia desde a seleção sub-15, foi criado no Hadjuk Split antes de ir ao Le Mans, da França. Rodou pelo país até ir para a Itália em 2015, e foi contratado recentemente pelo Milan. Tem 31 anos.
4 - Ivan Perisic
O ponta-esquerdo de 29 anos é outra cria do Hadjuk Split, mas deixou o país ainda aos 17 anos para atuar no Sochaux, da França. Depois, passou pela Bélgica e pelo Borussia Dortmund, onde ganhou projeção. Hoje está na Internazionale. Defende a seleção croata desde o sub-17.
5 - Vedran Corluka
Também revelado no Dinamo Zagreb, o zagueiro de 32 anos defende as seleções croatas desde o sub-16. Passou por Manchester City e Tottenham e agora está no Lokomotiv Moscou.
6 - Dejan Lovren
Outra cria do Dinamo Zagreb, defende as seleções croatas desde a sub-17, e aos 20 estreou na principal. Se firmou no Lyon rapidamente e hoje é titular do Liverpool, finalista da última Liga dos Campeões.
7 - Ivan Rakitic
Uma exceção. Nasceu na Suíça e fez toda a base no Basel. Atuou por seleções suíças de base e optou, no profissional, por defender a Croácia, para a alegria do pai. Jogou por Schalke 04, Sevilla e hoje atua no Barcelona.
8 - Mateo Kovacic
Meia do Real Madrid, defende as seleções croatas desde 2014. Estreou na principal em 2013, aos 19 anos. É outra cria do Dinamo Zagreb. Filho de pais bósnio-croatas, nasceu em 1994, ano do ápice da guerra, na cidade de Linz, na Áustria, e atuou no Lask Linz, da Áustria, antes de voltar ao país da família para jogar no Dinamo.
9 - Andrej Kramaric
É cria do Dinamo Zagreb desde os seis anos de idade, e defende as seleções croatas desde a sub-14, em 2005. A estreia na profissional veio aos 23, em 2014. Atualmente, aos 27, joga no Hoffenheim, da Alemanha.
10 - Luka Modric
Gol da Croácia! Modric domina, abre espaço e faz um golaço com 35' do 2º tempo
O craque do time croata atuou no Zadar, time de sua cidade natal, dos 11 aos 16 anos, idade em que foi para o Dinamo Zagreb. Lá, começou sua trajetória profissional, que inclui Tottenham, Real Madrid, três Eurocopas e três Copas do Mundo, além de quatro títulos da Liga dos Campeões e um prêmio de melhor jogador do Campeonato Bósnio, conquistado em 2003/04 pelo Zrijnski. Defende as seleções croatas desde a sub-15, e estrou na principal em 2006, aos 21 anos.
11 - Marcelo Brozovic
É cria do pequeno Hrvatski Dragovoljac, que terminou a última liga croata no 11º lugar. Aos 25 anos, já se afirmou na Internazionale, e defende as seleções croatas desde a sub-18. Na principal, está desde 2014.
12 - Lovre Kalinic
Goleiro reserva, o gigante de 28 anos e 2,01m é cria do Hadjuk Split, clube no qual atuou até o ano passado. Defende a seleção croata desde a sub-15 e atualmente está no Gent, da Bélgica.
13 - Tim Jedvaj
Polivalente, o zagueiro de 23 anos é mais um revelado no Dinamo Zagreb que defende a seleção croata desde 2015. Atualmente, joga no Bayer Leverkusen e pode atuar também como lateral.
14 - Filip Bradaric
O meio-campista de 26 anos é o único que atua por uma equipe croata, o Rijeka. Foi revelado no Hadjuk Split e defende as seleções croatas desde a sub-19.
15 - Duje Caleta-Car
Zagueiro e um dos mais novos do time, Caleta-Car tem só 21 anos e foi formado no pequeno HNK Sibenik, sétimo colocado da última liga croata. Em 2013, mudou-se para a Áustria e hoje é titular do RB Salzburg, campeão nacional e referência na formação de jogadores. Defende a seleção croata desde o sub-17 e estreou na principal contra o Brasil, em amistoso antes da Copa do Mundo.
16 - Nikola Kalinic
Revelado pelo Hadjuk Split, o atacante Kalinic é a ausência da Croácia na final da Copa do Mundo. Foi cortado da equipe após se recusar a entrar no segundo tempo do jogo contra a Nigéria, alegando uma lesão nas costas. Aos 30 anos, vai disputar a próxima temporada pelo Milan. Joga pelas seleções croatas desde o sub-16.
17 - Mario Mandzukic
Gol da Croácia! Mandzukic recebe na área e vira partida aos 2 do 2º tempo da prorrogação
Autor do gol histórico que levou a Croácia à final da Copa do Mundo, Mandzukic é mais um que sofreu na pele as consequências da guerra. Mudou-se para a Alemanha com a família durante o conflito e começou a jogar no pequeno Ditzingen, clube perto da cidade de Stuttgart. Após voltar, foi para o Marsonia, da terceira divisão croata. De lá para o NK Zagreb, e de lá para o Dinamo Zagreb. Depois, fez sucesso na Alemanha (Wolfsburg e Bayern de Munique), Espanha (Atlético de Madrid) e Itália (Juventus). Joga nas seleções croatas desde a sub-19.
18 - Ante Rebic
Nascido em 1993, Rebic fez uma bela Copa do Mundo e ganhou muito prestígio internacional com a boa campanha. Ponta rápido e forte, foi formado no RNK Split, atualmente na terceira divisão croata, e sempre tratado como uma promessa no país, concretiza o que se esperava dele aos 25 anos. Defende as seleções croatas desde o sub-18, estreou na principal aos 20 e disputou a Copa de 2014. Atua pelo Eintracht Frankfurt, da Alemanha.
19 - Milan Badelj
Outro que veio da fornada do Dinamo Zagreb, Badelj atuará pelo Zenit, após deixar a Fiorentina. O meia de 29 anos tem mais de 60 jogos pelas seleções croatas de base, desde a sub-16, e 41 pela principal, com dois gols marcados.
20 - Marko Pjaca
Atacante que atua pelos lados, Pjaca pertence à Juventus e foi revelado pelo Lokomotiva Zagreb, antes de acertar com o Dinamo Zagreb, clube que deixou em 2016. Defende as seleções croatas desde a sub-17.
21 - Domagoj Vida
Zagueiro e lateral, é cria da base do Osijek, passou por Bayer Leverkusen, Dinamo Zagreb, Dynamo Kiev e agora está no Besiktas. Defende as seleções croatas desde 2018, na sub-19, e tem 29 anos.
22 - Josip Pivaric
O lateral-esquerdo é outro revelado no Dinamo Zagreb. Lateral-esquerdo de 29 anos, só deixou o clube croata para atuar no Dynamo Kiev em 2017. Frequenta as seleções de base desde a sub-16, em 2005, e estreou na principal em 2013.
23 - Danijel Subasic
Subasic pega com os pés cobrança de Jorgensen
Herói em duas decisões por pênaltis, Danijel Subasic é conterrâneo de Luka Modric e um ano mais velho. Ambos nasceram e passaram pelo Zadar, clube com o mesmo nome da cidade natal. Mas Subasic ficou no clube, se firmou no profissional e de lá foi para o Hadjuk Split em 2009, enquanto Modric mudou-se para o Dinamo Zagreb ainda na base. Só atuou pela seleção sub-21 na base croata.

    Globo Esporte 




Nenhum comentário:

Postar um comentário