TURISMO – Roraima é eleito para Mesa Diretora do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo
ISAQUE SANTIAGO Foto: Secom-RR
A nova Mesa Diretora do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo) foi eleita nesta terça-feira, dia 2, na cidade de São Paulo. Pela primeira vez, Roraima foi eleito para presidir a divisão da região Norte, encabeçando os demais Estados.
O diretor do Detur (Departamento Estadual de Turismo) da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento), Ricardo Peixoto, informou que o Estado foi eleito por unanimidade para o posto, equivalente à vice-presidência nacional do Fórum. Ele também ressaltou a importância de Roraima ocupar esse cargo.
“Estaremos bem próximos do Ministério do Turismo e nossas demandas terão mais visibilidade. Em parceria com os demais estados vamos traçar políticas públicas para atração de investimentos no setor na região Norte”, explicou.
Por meio do Detur, Roraima ainda participa, desde esta terça-feira, dia 2, da quinta edição da WTM-LA (World Travel Market Latin America), numa tradução livre, “Mercado Mundial de Viagens da América Latina”. Este ano o evento conta com 600 expositores e a expectativa é receber 10 mil visitantes de diversos países até quinta-feira, dia 5.
“Estamos aqui apresentando as nossas principais atrações turísticas. Nossos carros chefes são o Tepequém e o Monte Roraima. Estamos colocando nosso Estado no mapa do turismo internacional”, frisou.
AVANÇOS – Peixoto ainda destacou os avanços no turismo em Roraima desde 2015. “Nos últimos três anos e meio aumentamos o fluxo de turismo, que subiu em 38%. A nossa taxa de ocupação hoteleira é uma das mais altas do país, chegando a 87%. Já no turismo internacional tivemos um crescimento na ordem de 22%. Hoje já estamos com déficit de vagas na hotelaria, precisamos de mais hotéis e também de mais voos”, pontuou.
FORNATUR – O Fornatur é um grupo composto pelos secretários de estado de turismo ou representantes de órgãos estaduais que tratam do tema. A função é deliberar sobre assuntos relevantes do turismo nacional, atendendo às demandas estaduais, regionais e nacionais, formando um grupo técnico para traçar políticas públicas voltados para o setor.
O Fórum ainda ocupa uma cadeira no Conselho Nacional do Turismo, como órgão de assessoramento do Ministério do Turismo, na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão e elaboração de programas e projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário