Servidores que atuam na área de segurança terão curso de inteligência penitenciária
05/04/2018 - Tom Lima/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário (Sispen) e da Escola Superior de Gestão Penitenciária (Esgepen), está selecionando servidores da pasta e de outras instituições para o Curso Básico de Inteligência Penitenciária (CBIPENO). As inscrições, que podem ser feitas pelo site da Seciju, começaram nesta quinta-feira, 5, e seguem até as 18 horas do domingo, dia 8.
Das 30 vagas disponíveis, 19 são destinadas a servidores efetivos dos quadros do Sispen. Além disso, serão destinadas mais uma vaga para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP); uma para a Polícia Militar (PM); uma para o Corpo de Bombeiros; uma para a Polícia Federal (PF); uma para a Polícia Rodoviária Federal (PRF); uma para Guarda Metropolitana de Palmas; uma para o Exército Brasileiro; uma para o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Tocantins (Gaeco); e três para o Sistema Socioeducativo da Seciju.
As inscrições serão aceitas pelo e-mail esgepento@cidadaniaejustica.to.gov.br sob o título de “Inscrição-CBIPENO, mediante apresentação de cópia do RG e/ou da identidade funcional, do CPF, de ficha de inscrição e certidões de antecedentes criminais. Os selecionados serão convocados no dia 12, por meio de e-mail encaminhado pela Seciju, devendo fazer o curso entre os dias 16 e 20, em local a ser definido.
Segundo o superintende do Sispen, Hélio Marques, o Curso Básico de Inteligência Penitenciária está sendo promovido em todos os estados. “É muito bem recebido aqui no Tocantins, pois além da capacitação, que é fundamental, irá promover uma integração entre todos os que atuam na área de Segurança”, explicou.
Ações Específicas
O curso visa apresentar ações específicas da área de inteligência prisional; ampliar o referencial teórico, harmonizando a teoria com a prática; uniformizar os procedimentos e documentos de inteligência no âmbito dos Sistemas Prisionais; otimizar as relações interpessoais, com ênfase no trabalho em equipe; e vivenciar e aplicar técnicas no desenvolvimento das ações da atividade de inteligência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário