Mostra de cinema traz diálogos sobre respeito às diferenças
Na Semana da Cidadania na Uespi foram exibidos os curtas-metragem “Cartão Vermelho” e o “De que lado me olhas”.
A Semana da Cidadania realizou, nessa quarta-feira (04), no auditório do Geratec, no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina, a Mostra de Cinema sobre Direitos Humanos. O público presente acompanhou a exibição dos filmes que trazem reflexões sobre o direito às diferenças e a mesa-redonda com os especialistas de Direito, Alci Marcus e Lya Rachel Brandão.
Foram exibidos os curtas-metragem “Cartão Vermelho” (Direção: Laís Bodanzky, Brasil. 1994), que conta sobre o mundo de Fernanda, uma adolescente que joga futebol com os meninos e sofre desigualdade de gênero por ser mulher; e o documentário “De que lado me olhas” (direção: Elena e Carol, Brasil. 2015) , filme sobre a desconstrução de estigmas e expectativas criadas a partir de uma norma social estabelecida, que dificulta a expressão da identidade do próprio sujeito.
Após as exibições, houve a reflexão sobre o tema, momento em que os alunos puderam participar de um debate sobre questões que pautam os direitos humanos. “Direitos humanos é direito de sujeito, é muito mais que satisfazer as necessidades básicas como emprego, saúde e educação. Direitos humanos têm a ver com dignidade onde devemos buscar a confirmação da igualdade”, assim observa Alci Marcus, um dos convidados da mesa.
Na ocasião, o especialista lançou o livro “Direitos Humanos, olhares plurais”. A mostra faz parte das atividades da programação, que segue até sexta-feira (06), promovidas pela Ação Justiça Eleitoral e Cidadania (AJE), do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), e do Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (Nupidh/Uespi), que privilegia o diálogo sobre os direitos dos cidadãos no cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário