Concurso Marina Monarcha entra na fase eliminatória
02/04/2018 13:46h
Dezenove cantores líricos participaram nesta manhã (2) da fase eliminatória do II Concurso de Canto Marina Monarcha. Idealizado pelo Núcleo de Ópera do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), o concurso tem o objetivo de dar oportunidade aos novos talentos do canto paraense e presta uma homenagem a uma das mais importantes professoras de canto lírico do Pará.
Seis candidatos concorreram na categoria A, a mais avançada. Os cantores tinham de executar quatro árias de ópera de dois períodos distintos da história da música, clássico e barroco ou romântico, em dois idiomas diferentes. Na categoria B, os cantores apresentaram duas árias e uma canção brasileira de livre escolha.
A Final do Concurso será na próxima sexta (6), às 14h, na Sala Ettore Bosio. Nesse mesmo dia, no período da noite, às 20h, será realizado o Concerto de Premiação no Theatro da Paz, quando os vencedores das duas categorias se apresentarão com acompanhamento da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).
Além da premiação em dinheiro para os finalistas das categorias A e B, o cantor ou cantora que ficar em 1° lugar na categoria A, fará uma apresentação como solista junto a OSTP, durante o V Encontro de Canto da Amazônia (Encanta), em 2019.
A eliminatória do II Concurso Marina Monarcha aconteceu na Sala Ettore Bosio e o júri foi formado pelo barítono Damon Nestor, pelo barítono brasileiro Homero Velho e pelo diretor artístico Glaucivan Gurgel.
O Concurso faz parte da programação do IV Encanta, que este ano, terá a montagem de duas óperas com récitas no Theatro da Paz.
Homenagem
O Concurso de Canto Marina Monarcha é uma homenagem a cantora lírica paraense Marina Monarcha. Formada em canto e piano pelo antigo Conservatório Carlos Gomes, em Belém, no início dos anos 70, integrou o movimento musical que deu origem à Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa). Após conquistar uma bolsa de estudos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde concluiu o mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a dissertação “As exigências técnicas de música contemporânea para o intérprete cantor” . Iniciou assim sua carreira artística, paralelamente a sua atividade como docente. Apresentava-se regularmente em óperas, concertos e programas da rádio MEC e realizou diversas gravações, prestando grande contribuição na formação de vários cantores brasileiros. É mãe da cantora lírica Carmem Monarcha, uma das maiores vozes brasileiras da música lírica mundial.
Encanta
Idealizado pelo Núcleo de Ópera do IECG, que atua na formação profissional de cantores líricos, o Encontro de Canto da Amazônia tem como objetivo agregar conhecimento aos alunos e professores de canto por meio de atividades artísticas e pedagógicas, que estimulem e desenvolvam nos cantores possibilidades vocais e especificidades como performance, treinamento auditivo, prática de conjunto e consciência corporal e cênica.
Serviço:
IV Encontro de Canto da Amazônia – Encanta
Dia: de 2 a 10 de abril
Local: Theatro da Paz
Entrada franca.
Programação:
05/04 (20h) – Abertura Oficial do IV Encanta - Ópera Cosi Fan Tutte
06/04 (20h) – Gala Lírica (Vencedores do II Concurso Marina Monarcha)
07/04 (20h) – Ópera La Serva Padrona
08/04 (20h) – Ópera Così Fan Tutte
09/04 e 10/04 (20h) – Musical
Por Rosa Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário