segunda-feira, 26 de março de 2018

Em Benevides, governador Simão Jatene entrega escola reformada

Em Benevides, governador Simão Jatene entrega escola reformada

26/03/2018 15:19h
Um painel, no pátio da Escola Estadual de Ensino Médio Ruth Guimarães Ferreira, no distrito de Murinim, em Benevides, mostra 16 alunos da unidade aprovados nos últimos vestibulares. Desses, 12 irão estudar na Universidade Federal do Pará (UFPA). São os primeiros resultados de um processo que começou há nove meses, quando a escola entrou em reforma e ampliação.
“Nós sentimos que a reforma, com a melhoria do espaço físico e a criação de novos espaços, os laboratórios, tudo isso deu um novo gás aos alunos”, afirma a diretora da escola, Kátia Simony. “Num ambiente melhor, eles têm mais ânimo para os estudos e o resultado é esse painel de aprovados”, comemora a profissional. “E olha que nem todos os novos universitários estão ali”, concluiu.
A nova “Ruth Guimarães Ferreira” foi entregue oficialmente nesta segunda-feira, 26, pelo governador Simão Jatene. Reformada e ampliada, a escola tem agora seis salas de aula; quatro laboratórios (multiuso, multidisciplinar, informática e de leitura); cozinha; refeitório e dispensa; quadra poliesportiva, vestiários feminino e masculino; área de convivência; sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e acessos para pessoas com deficiência. Espaços de sobra para seus 892 alunos, distribuídos em três turnos do Ensino Médio. A obra custou R$ 2,446 milhões.
Além do resultado estampado no painel, outro resultado que chama atenção é o do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que em Benevides só faz crescer. É o que afirma a secretária de estado de Educação, Ana Cláudia Hage. “Na Região Metropolitana de Belém, o município tem o melhor índice e no estado, tem a quarta melhor colocação”, enumerou a titular da Seduc.
Ensino - Em 2017, além da reforma, a escola iniciou aulas de reforço, aos sábados, para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, que estavam em preparação para as provas do vestibular. Daniel Palmeira é um desses alunos.
“Quero fazer Medicina na UFPA e quem sabe ser o único médico da família, já que meus irmãos mais velhos fazem Engenharia”, diz Daniel, que estudava em outra escola e mudou para a “Ruth Guimarães Ferreira” no início desse ano, quando viu os primeiros resultados da reforma. “E ainda tem as atividades esportivas na quadra nova, inclusive jiu-jitsu, que eu quero fazer”, afirma o aluno.
Durante a cerimônia de inauguração, todos os oradores foram unânimes em pedir aos alunos que zelem pelo bem-estar físico do prédio. “Eu estudei em escola pública e devo ao ensino público minha carreira de médico. Por isso, peço a todos aqui que zelem pela escola, não quebrem, não risquem, preservem as carteiras escolares, pois nelas estão sentados futuros profissionais das mais diversas áreas do conhecimento”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), deputado Márcio Miranda.
O governador Simão Jatene fez o mesmo apelo. “A reforma dessa escola tem um pouco de cada um de vocês e do dinheiro dos impostos de milhões de paraenses. Cada escola que precisa de reforma por causa de alguma depredação, significa outra escola que deixa de ser reformada ou até construída”, ponderou Jatene. 
Obras – Previstas pelo Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará, estão em execução, neste momento, 66 obras de reformas, ampliações ou de novas escolas. Em 54 obras em andamento, além da reforma e ampliação da sede da Seduc, estão sendo investidos 196 milhões de reais. Com recursos da contrapartida do Estado ao programa financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), estão sendo executados outros dez projetos.
Além das obras, estão sendo aplicados 15 milhões no Sistema Educacional Interativo (SEI) e mais 27,4 milhões em equipamentos: carteira escolar, computadores e refrigeração das escolas.
Um lote de 18 projetos, no valor de 48 milhões de reais, está em licitação. E mais dois lotes estão na fase de elaboração de edital, visando licitação.
Previstas para serem inauguradas até meados de abril, estão concluídas ou em finalização as obras das escolas Apolônia Pinheiro dos Santos (Capanema); Ana Pontes Francez (Tucuruí); Rômulo Maiorana e Gelmirez de Melo e Silva (Ananindeua); Donatila Lopes, Jorge Lopes Raposo e Mário Carneiro de Miranda, em Belém.
Investimento em 40 municípios
As escolas beneficiam estudantes de 40 municípios de várias regiões do Estado. Benevides e Bragança receberam dois projetos; Abaetetuba, Ananindeua e Santarém, três projetos cada um. E em Belém estão sendo executadas onze obras.
Há investimento também em escolas de Conceição do Araguaia, Inhangapi, Maracanã, Pau D'arco, Salinópolis, Salvaterra, Santarém Novo, São Miguel do Guamá, Uruará, Augusto Corrêa, Breves, Juruti, Medicilândia, Melgaço, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Santarém (3), Viseu, Acará, Baião, Castanhal, Cametá, Ipixuna do Pará, São Caetano de Odivelas, Vigia, Primavera, Terra Alta, Muaná, Santa Luzia do Pará, Cachoeira do Piriá, Marapanim, Floresta do Araguaia e Santana do Araguaia.
Por Pascoal Gemaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário