quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

SEMEC - EDUCAÇÃO



SEMEC - EDUCAÇÃO

Equipes da EJA do município estudam proposta curricular e preparam ano letivo

As reuniões acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Centro de Formação Odilon Nunes
08/02/2018 - 12h16 Imprimir Envie por e-mail
Equipes da EJA do município estudam proposta curricular e preparam ano letivo
Créditos: Ascom
Para fortalecer as ações e dar início ao ano letivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está realizando o primeiro encontro de 2018 com gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e colaboradores da modalidade. As reuniões acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Centro de Formação Odilon Nunes, à noite.

O grupo conta com o apoio de especialistas da AlfaSol, parceira da Prefeitura de Teresina no trabalho de redução dos índices de analfabetismo e ampliação da oferta de educação profissional para jovens e adultos na capital. A ideia é dialogar sobre a nova proposta curricular de EJA , reunindo ideias e trocando experiências sobre a realidade de cada escola.

Durante a abertura do encontro, a coordenadora de EJA da Semec, Ana Vitória Carvalho, pontuou a problemática da evasão escolar nessa modalidade de ensino em todo o país, destacando como um dos principais desafios. Segundo ela, Teresina tem sido eficaz nas políticas que desenvolve para esse público específico.

“Sabemos do contexto nacional e trabalhamos para ir na contramão das estatísticas. Por isso contamos com o empenho de toda a equipe mais um ano, no sentido de entender o porquê do abandono da sala de aula e buscando formas de reverter isso, trazendo e mantendo o aluno jovem ou adulto na escola”, declara. De acordo com Ana Vitória, quase 2 mil alunos de EJA foram matriculados na Rede Municipal este ano, mas o objetivo é alcançar 3 mil matrículas efetivadas ainda no primeiro semestre.

Em 2018, são 40 escolas municipais com turmas disponíveis para jovens e adultos que pretendem voltar a estudar. A proposta curricular atualizada promete dar ainda mais espaço para a formação profissionalizante e fortalecer o conteúdo prático das aulas, atraindo o público que por algum motivo deixou de frequentar o ensino regular. Com a proposta em mãos, as equipes escolares estão divididas em grupos para estudarem os princípios fundamentais.

Para Bruno Santa Clara, responsável por projetos e programas da AlfaSol, as formações promovidas em parceria com a Semec são essenciais na capacitação das equipes escolares para lidar com as especificidades deste público. “Estamos em constante aperfeiçoamento das práticas, Temos novos desafios para esse ano e muitas ações pedagógicas para realizar com base nas discussões que estamos realizando. Essa conversa também ajuda a iniciar o ano com todo gás”, finalizou Bruno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário