SEMCASPI - COMAD
Conselheiros de políticas sobre drogas retomam ações
COMAD é responsável por efetivar políticas públicas de prevenção, tratamento e inserção social de usuários de produtos químicos
Os membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) estiveram reunidos hoje, 8, para dar encaminhamento à organização do Conselho e escolheram como presidente, Guadalupe Veloso, titular da SEMCASPI, órgão ao qual o Conselho é vinculado.
O COMAD é responsável por efetivar políticas públicas de prevenção, tratamento e inserção social de usuários de produtos químicos. Os novos conselheiros tomaram posse dia 2 deste mês, pois o COMAD esteve desativado desde 2015.
Deusa Fernandes, gerente de Direitos Humanos da SEMCASPI e assessora técnica para os conselhos municipais, diz que é de fundamental importância desenvolver as ações pertinentes ao COMAD. “Os conselheiros devem conhecer as políticas públicas, as instituições e como estão sendo efetivadas essas políticas”, diz, afirmando que daqui pra frente é preciso elaborar um plano de ação e intervenção nas várias vertentes, seja na prevenção, tratamento e inserção.
Como uma das ações do poder público, a Prefeitura de Teresina, ainda em 2013, criou a Lei 4433, que estabelece normas que condicionam às empresas que vierem a requerer a concessão de benefícios e incentivos fiscais a estabelecer reserva de vagas laborais aos egressos graduados nas Comunidades Terapêuticas de Teresina.
A conselheira Cândida Lima, representando a Organização Não Governamental Viva bem, explica que o trabalho que desenvolve é preventivo. “Ministramos palestras nas escolas, porque acreditamos que nessa fase devemos alertar sobre todos os malefícios que o uso de drogas pode causar na vida das pessoas”, cita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário