sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Pentágono suspeita do uso de gás sarin na Síria e não descarta represálias

SÍRIA CONFLITO
Resultado de imagem para O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis
FOTO:Forças Terrestres
O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, afirmou nesta sexta-feira que o regime sírio de Bashar Al Assad utilizou repetidamente gás cloro em seus ataques contra a oposição e apontou que, além disso, está em andamento uma investigação sobre o provável uso de gás sarin, o que poderia levar o Pentágono a tomar medidas.
"Estamos mais preocupados ainda pelo possível uso de gás sarin. Não tenho evidências, mas digo que outros grupos que se encontram sobre o terreno - como organizações não-governamentais e combatentes - disseram que foi usado gás sarin e estamos buscando evidências", comentou Mattis.
As declarações de Mattis, feitas a um grupo de jornalistas no Pentágono, foram dadas um dia depois que o Departamento de Estado anunciou que está investigando um possível novo ataque com armas químicas contra a população de Goutha Oriental, o principal reduto opositor da periferia de Damasco.
Se forem confirmadas essas acusações, surgidas por causa de uma investigação jornalística, se trataria do terceiro ataque deste tipo sobre esta localidade em apenas 30 dias.
A porta-voz do Departamento de Estado, Heahter Nauert, não duvidou na quinta-feira em responsabilizar o Governo do presidente russo Vladimir Putin por estes ataques, que violam os acordos da Convenção de Genebra, por prestar apoio ao regime de Assad.
Neste sentido, Mattis disse hoje que o regime sírio poderia estar sendo "aconselhado" e confirmou que os Estados Unidos estão investigando as acusações.
Além disso, Mattis não descartou que, se continuarem os ataques químicos, o Pentágono pode optar por realizar represálias.
Em abril de 2017, os Estados Unidos fizeram uma ação militar contra o regime de Assad, em resposta a um ataque químico similar, e suas Forças Armadas bombardearam a base aérea de Shayrat.

FONTE: EFE



Nenhum comentário:

Postar um comentário