quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

HOMENAGEM

HOMENAGEM

Caravana do cursinho Pré-Vestibular Municipal comemora aprovação de alunos no vestibular




Depois da divulgação dos listões com os aprovados nos vestibulares das faculdades públicas, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), na semana passada, os dirigentes e professores do cursinho Pré-Vestibular Municipal, mantido pela Prefeitura de Belém, fizeram na manhã desta terça-feira, 6, a primeira Caravana dos Calouros 2018 e visitaram alguns dos alunos do curso que obtiveram a tão desejada aprovação para cursos superiores.
A caravana partiu do novo endereço onde o cursinho vai funcionar, no bairro de Nazaré. Será um prédio exclusivo para os estudantes, em um local que vai poder receber 1.200 alunos, que desejem ingressar nas faculdades, o que representa o dobro dos anos anteriores. O novo prédio tem quatro andares e fica localizado na avenida Alcindo Cacela, entre  Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado.
O coordenador do curso Pré-Vestibular Municipal, Henderson Ramos, mais conhecido como professor Branco, explicou que a iniciativa partiu dos professores do cusinho. “Quando um aluno passa no vestibular, a primeira festa é junto à família, e em seguida, na escola onde ele se preparou. Nós sempre fazemos a nossa festa no cursinho, mas os nossos alunos, que são muitos de origem humilde, não tinham como se locomover até à escola para a festa, por conta da situação financeira. Por isso, nós iremos até a casa deles para celebrar junto e mostrar o quanto nos orgulhamos dessas conquistas”, disse o coordenador.
Redação - Inaugurado no início de 2015, o curso Pré-Vestibular Municipal atendia, até então a 600 estudantes, todos oriundos de escolas públicas da capital paraense. Desses alunos, 357 foram aprovados nos vestibulares de faculdades públicas.
Dos alunos aprovados, 30 deles obtiveram pontuação acima de 900 pontos na Redação. Isso se deve à preparação criteriosa dada aos alunos, que além de receber aulas de Técnicas de Redação, têm aulas também de Filosofia, Sociologia e noções de Direito.
Alan Souza da Luz, de 20 anos, passou em Medicina na Uepa, e está aguardando a repescagem do mesmo curso na UFPA. Ele teve a nota 940 na Redação. O rapaz, que mora com uma tia na avenida Bernardo Sayão, no bairro do Guamá, recebeu o segundo trote, com trigo, coloral e ovos, dessa vez dos professores.     
Sobre a Redação, Alan diz que não esperava que a nota fosse tão alta e que até se assustou com o tema na prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Quando vi o tema, parei e fiquei alguns minutos pensando. Mas, eu me lembrei das aulas de Sociologia e Filosofia e fui desenvolvendo a escrita. Citei o educador Paulo Freire, que falou sobre educação inclusiva e deu tudo certo. Acho que tive uma boa preparação, porque os professores do cursinho são ótimos e sempre me passaram muita confiança”, contou.  
Festas - A caloura Sheila Chaves, de 28 anos, moradora do bairro da Cremação, estava tentando o vestibular para o curso de Pedagogia há cinco anos, e conseguiu passar na UFPA. “Meu sonho é estudar Pedagogia e eu consegui. O cursinho me ajudou bastante e já o estou indicando para outras pessoas, assim como uma amiga fez comigo”, comemorou.  
As amigas Alexia Maíra Cordeiro, de 18 anos, e Rayane Caroline Carvalho, de 19, se conheceram no cursinho e são “tri”, tudo porque elas passaram em três vestibulares. Alexia passou em Pedagogia na UFPA e Uepa e em Letras no Instituto Federal do Pará (IFPA), mas vai ficar na UFPA. Já Rayane passou em Pedagogia pelo Sisu na Uepa, e Serviço Social, na UFPA. Optou por cursar este último.  
As duas meninas, que moram no bairro do Guamá, também passaram por um novo trote à base de muito trigo, e dançaram e cantaram a “Marchinha do Vestibular”, conhecidíssima composição de Pinduca, com os professores. Para elas, estudar no Pré-Vestibular Municipal foi decisivo. “Os professores realmente são ótimos e nos estimulam bastante. Já falei para muita gente dessa escola, e sempre vou recomendar”, disse Alexia.
Mudança - O cursinho Pré-Vestibular Municipal já está com quase toda a mudança para o novo endereço pronta. De casa nova, com mais alunos e uma turma específica inovadora, a direção do cursinho está cheia de planos para o ano que se inicia.
Vai mudar também a forma de ingresso no cursinho. Anteriormente, para ingressar no Pré-Vestibular Municipal, era feito um teste de seleção com provas de Português e Matemática. Agora, a seleção será feita com base nas notas do Enem de 2017 dos estudantes, com exceção dos alunos pretendentes às escolas militares que realizarão exames com conteúdo das duas disciplinas. Os alunos que ainda não fizeram o Enem, a matrícula será mediante  análise do histórico escolar.
No ano passado, cerca de 8 mil estudantes se inscreveram para disputar as 600 vagas do cursinho. Com essa oferta dobrando para 1.200 vagas, a expectativa é de que 15 mil alunos se habilitem este ano.
Serviço:
Para ingressar no cursinho Pré-Vestibular Municipal, o aluno tem que ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino ou na condição de bolsista integral em escola particular. As inscrições serão feitas pela internet, no site http://www.belem.pa.gov.br/prevestibular, a partir do dia 8 de fevereiro. O cursinho vai ofertar também 45 vagas para o curso preparatório às escolas militares. Neste caso, o ingresso na escola será mediante provas de Português e Matemática. 
Por Dedé Mesquita
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM



Nenhum comentário:

Postar um comentário