Conscientização
Unacon defende diagnóstico precoce no Dia Mundial de combate ao Câncer
04/02/2018 15:37h
O Dia Mundial do Câncer é celebrado anualmente em 4 de fevereiro. A data foi instituída pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, com o objetivo de fazer com que um maior número de pessoas discuta o assunto. Este ano, o debate gira em torno do estigma social e de notícias falsas sobre a doença, campanha que o INCA - Instituto Nacional do Câncer iniciou ainda em 2017. O objetivo é desmistificar marcas negativas associadas à doença, como emoções tristes e até mesmo a morte. O compartilhamento de experiências de pessoas que já tiveram câncer ajuda na conscientização e na quebra de alguns tabus que ainda existem.
O médico oncologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho - Unacon Tucuruí, Dr. Evandro Júnior, ressalta a importância das campanhas, da interação entre pacientes e a comunidade na conscientização para o diagnóstico precoce. “As campanhas são fundamentais para a conscientização sobre a doença, e no Dia Mundial do Câncer devemos orientar ainda mais, falar sobre o assunto, ouvir e deixar que os usuários contem suas experiências e destacar os outros tipos de câncer, não apenas os mais comuns (próstata e mama). E, mais do que tudo, destacar que o diagnóstico precoce faz toda a diferença, portanto é de fundamental importância detectar a doença logo início”, diz o médico.
O motorista Gilson Roberto Moura é de Marabá, no sudeste do estado. Ele teve câncer em uma das vértebras da coluna e hoje faz acompanhamento na Unacon Tucuruí. Pra ele, o apoio da família e a qualidade do tratamento foram muito importantes, mas ele também defende que as chances de cura estão diretamente relacionadas ao diagnóstico precoce. “Estou satisfeito com o tratamento que recebo aqui na unidade, somos muito bem recebidos e isso, aliado ao apoio da família, ajuda muito na recuperação. Mas a gente não pode perder tempo. Quanto mais cedo descobrirmos a doença, mas chances temos de nos curar”, reforça.
O radioterapeuta da unidade, Heryvelton Lima de Freitas, acrescenta que com os acompanhamentos e o suporte dado aos usuários pela equipe da Unacon Tucuruí, os tratamentos se tornaram mais acessíveis e menos dolorosos para quem tem a doença. “Hoje os usuários recebem todo o suporte da equipe da unidade, até mesmo os que necessitam de radioterapia e ainda precisam se deslocar para outras cidades, já que o tratamento ainda não é ofertado na Unacon. Agora eles são encaminhados corretamente, sabem onde buscar o tratamento e, com isso, se torna mais fácil tratar a doença e os usuários não sofrem tanto”, afirma o médico.
Referência no diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer na região, a Unacon fechou 2017 com um índice de aprovação dos usuários de 99%. Nesse período, a unidade registrou 29.823 atendimentos. Desses, 7.177 foram consultas, 16.708 foram exames, 1.684 atendimentos médicos, 615 procedimentos de quimioterapia, 21 biópsias, 876 procedimentos de Enfermagem, 235 atendimentos em Psicologia, 2.056 orientações do Serviço Social, 222 atividades de fisioterapia e 229 foram atendimentos na Nutrição, entre outras ações.
Segundo o doutor Evandro Júnior, atualmente, 345 pacientes passam por tratamento contra o câncer, sendo 126 de próstata, 83 de mama e 60 de colo de útero, para citar os mais comuns.
A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do governo do Estado administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones (94) 3778.4928 / 4599.
(Colaboração: Lucília Siliprandi)
Por Vera Rojas
Nenhum comentário:
Postar um comentário