quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Com investimento em agricultura, governo fortalece famílias de Rio Branco

Com investimento em agricultura, governo fortalece famílias de Rio Branco



Mais de 80 famílias foram beneficiadas com a entrega de insumos e equipamentos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Queremos valorizar muito a comunidade agrícola do Acre. Confio nos trabalhadores familiares. Quando vocês investem direto, logo estão vendendo graviola, cupuaçu, abacate, maracujá. Esta é a hora de ter esperança e confiança, plantar e criar é o caminho para a gente mudar a história do Acre”, declarou Tião Viana, passando uma mensagem de otimismo.
Foram entregues 207 equipamentos para o preparo das áreas, quatro kits para a produção de hortaliças, cinco kits para o beneficiamento da mandioca, quatro para o sistema de irrigação, e 63.380 mudas frutíferas. As comunidades contempladas foram Nilson Josuá, Wilson Pinheiro, Dom Joaquim e Transacreana.
Os kits para a produção de hortaliças e sistema de irrigação vão viabilizar a construção de casas de vegetação, permitindo que o agricultor produza durante o ano inteiro. Os insumos para o beneficiamento da mandioca são compostos por equipamentos que irão modernizar a casa de farinha da comunidade, melhorando as boas práticas de fabricação da farinha, goma e outros derivados da mandioca.
“No momento esse investimento é muito bom, chegou na hora certa, em que os produtores estavam necessitando. A gente está muito feliz por saber que nosso governo está ajudando. Agora é esperar que a comunidade evolua ainda mais, que nossos filhos vejam a prosperidade”, afirmou Antônia Nonata Guimarães, presidente da Associação da Comunidade Wilson Pinheiro.
Foram entregues mais de 60 mil mudas de frutíferas para 82 famílias da região da Transacreana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A ação é executada pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), com recursos do Estado por meio de parcerias com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Temos hoje o governo do estado garantindo o apoio para o agricultor familiar ter melhorias em sua renda. Essa é uma etapa do Plano Agrícola que o governo fez para o município”, disse João Thaumaturgo Neto, titular da Seaprof.
Por meio do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), o objetivo é fomentar a criação de Unidades de Referência em todas as regiões, funcionando como um espaço para troca de conhecimento e capacitação de outros produtores que trabalham com essas cadeias produtivas.
Já por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA-II), está sendo realizado o fortalecimento da cadeia produtiva da fruticultura. Serão entregues as seguintes mudas: 5.680 de acerola, 30.700 de açaí touceira, 7.150 de açaí solteiro, 13.750 de graviola e 6.100 de maracujá.

Mais apoio

Durante a solenidade, Tião Viana anunciou o trabalho do governo para a entrega dos títulos definitivos das comunidades e também que a tapioca será adotada na merenda escolar estadual. “Teremos tapioca ao menos uma vez por semana na merenda escolar. Imaginem que são cerca 300 mil tapiocas por semana. A gente incentiva o plantio da macaxeira e está tirando o imposto da goma para o agricultor poder vender em um bom preço.”
Os parlamentares Léo de Brito, deputado federal, e Lourival Marques, estadual, falaram sobre a importância dessas ações que fortalecem a economia rural do Acre.
“O governador tem acreditado nas pessoas. O povo do Acre é trabalhador e por vezes o que ele precisa é de uma oportunidade, e é isso que está ocorrendo no estado. Aqui temos essa oportunidade com mudas e equipamentos”, afirmou Léo de Brito.
“Este é um momento em que o governador Tião Viana traz esperanças para essas famílias. Está entregando os equipamentos e mudas, garantindo a assistência técnica e apoio com irrigação. É também muito importante agora ele ter a decisão de que esses polos possam ter seus títulos definitivos”, afirmou Lourival Marques.






Nenhum comentário:

Postar um comentário