Campo Alegre de Goiás vai implantar Projeto Farol e Conselho de Políticas sobre Drogas
Projeto FarolO Projeto Farol visa proporcionar informações básicas quanto ao risco das drogas na infância e juventude. O público alvo são os educadores das escolas estadual, municipal e particulares, e profissionais membros das áreas da saúde, assistência social e conselhos. O Geed busca apoiar a compreensão dessa complexidade e sua importância, para que os educadores estejam preparados para identificar os diversos tipos de comportamento dos seus alunos e tomar decisão mais adequada.
Durante o evento os educadores interagem com os técnicos “e aprendem lidar com possíveis sinais e sintomas que podem levar ao consumo indiscriminado de substâncias psicoativas”, disse a diretora geral Ivânia Fernandes. Ela explica ainda que a escola tem uma situação privilegiada para a prevenção às drogas, tendo em vista que os jovens passam tempo significativo dentro do ambiente escolar. Ao final, será elaborado o Plano Escolar de Prevenção (PEP).
A programação prevê inicialmente a apresentação do Geed e do Farol. Haverá vivências e sensibilização dos educadores, exposição sobre o que é prevenção e modelos de prevenção, o papel do educador na prevenção.
Conselho Municipal
São convidadas a participar do Conselho as instituições e entidades municipais das áreas de saúde, ensino, assistência social, cultura, esporte e lazer, as entidades religiosas, desportivas e representativas da mídia, comunidades terapêuticas, serviços nacionais profissionalizantes (Senai, Sesc e Senac), associações assistenciais, clubes de serviço, movimentos comunitários organizados e demais entidades que se disponham a aderir à causa sobre drogas.
A par da implantação do Compod, o Geed realiza ações para qualificação dos conselheiros, atribuições, constituição do fundo municipal para a locação de recursos. Nesta terça-feira o município de Campo Alegre de Goiás, que fica a 297 km da Capital, na Região Sul do Estado, estará também recebendo toda a assistência do Geed para implantar ações de prevenção às drogas ofertadas pelo Estado mesmo sendo um município de pequeno porte. Sua população, segundo o IBGE é de cerca de sete mil moradores e a economia do município é fortemente dependente da agricultura.
Assessoria de Imprensa Geed
Nenhum comentário:
Postar um comentário