domingo, 21 de janeiro de 2018

Pedindo passagem: como Ibañez encantou Abel e ganhou a vaga no time do Flu



Pedindo passagem: como Ibañez encantou Abel e ganhou a vaga no time do Flu

Surpresa na escalação no empate em 0 a 0 com o Botafogo, jovem defensor de 19 anos balançou as redes, chegou a chorar na comemoração, mas gol foi anulado

Pedindo passagem: como Ibañez encantou Abel e ganhou a vaga no time do Flu


Por Felipe Siqueira, Rio de Janeiro
 
Se a ausência de Henrique Dourado no clássico contra o Botafogo já era sabida, a surpresa da escalação do Fluminense ficou por conta do zagueiro Ibañez, que ganhou a vaga de Reginaldo no time titular.
E o jovem gaúcho de 19 anos aproveitou bem a chance. Fez ótima apresentação no empate em 0 a 0 e teria balançado a rede pela primeira vez com a camisa tricolor, caso o árbitro não tivesse anulado o gol por falta de Renato Chaves em João Paulo. Um anticlímax para o jogador, que chegou a chorar na comemoração.
- A emoção bateu. Seria o primeiro gol pelo Fluminense. Infelizmente o juiz anulou. Mas vamos focar, em busca de outras vitórias e outros gols - disse Ibañez
Atuação que fez o técnico Abel Braga rasgar elogios na coletiva de imprensa e já garanti-lo na partida seguinte, na próxima quarta-feira, contra a Portuguesa-RJ.
- O menino foi disparado o melhor jogador em campo. Não só por ter feito o gol que não valeu. O que ele jogou foi uma barbaridade - reconheceu Abel.
- Para o próximo jogo, se você quiser colocar um escalado você coloca o Ibañez - brincou o treinador na coletiva
Abel Braga em coletiva após Fluminense x Botafogo (Foto: Lucas Merçon / Divulgação)Abel Braga em coletiva após Fluminense x Botafogo (Foto: Lucas Merçon / Divulgação)bel Braga em coletiva após Fluminense x Botafogo (Foto: Lucas Merçon / Divulgação)
Mas como o jovem zagueiro oriundo da base, que tinha sido relacionado para apenas cinco jogos em 2017 e sequer tinha estreado, virou titular absoluto com apenas uma partida?

Oportunidade em esquema com três zagueiros

Com a intenção de implantar o 3-5-2 no time do Flu em 2018, Abel pediu à diretoria a contratação de um zagueiro canhoto para jogar pelo lado esquerdo. Enquanto seu pedido não era atendido, passou a experimentar o Ibañez na função durante a passagem tricolor pelos EUA para o Torneio da Flórida.
- Eu queria um zagueiro canhoto e, provavelmente virá. Mas hoje, só se ele (Ibañez) entregar a posição. Senão, ele não sai mais. A chance aparece e não avisa não.
Abel gostou do que viu nos treinos. A primeira chance foi na partida contra o PSV. Ibañez entrou no lugar de Reginaldo, mostrou segurança e ainda deu passe para o gol de Robinho. A vaga de titular começava a ser conquistada.
Com a estreia no Carioca muito em cima do retorno dos EUA, Abel preferiu manter Ibañez na Flórida e observá-lo contra no jogo contra o Barcelona-EQU, na segunda. Enquanto Reginaldo foi um dos dez jogadores que retornou mais cedo ao Brasil, para atuar no time alternativo, formado por reservas e jogadores do Sub-20, na última quarta-feira, contra o Boavista.

Volante de formação

Outro característica de Ibañez que encheu os olhos de Abel foi a versatilidade. O jovem de 19 anos é volante de formação. Atuava nessa posição no PRS, do Rio Grande do Sul, e no Sergipe, times onde passou pela base antes de seguir para Xerém e ser colocado como zagueiro.
A capacidade de atuar nas duas posições abre possibilidades para Abel mudar o jeito do Fluminense jogar no meio de uma partida.
- No jogo que eu passei ele para volante, ele se saiu muito bem. Você precisa de um plano B. Ele é o jogador que se tiver que mudar o esquema durante a partida sem substituir, ele é quem faz a função de volante eu não tendo o Richard - explicou Abel.
Globo Esporte  






Nenhum comentário:

Postar um comentário