quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Governo intermediou contratação de mais de 6 mil trabalhadores em 2017



Governo intermediou contratação de mais de 6 mil trabalhadores em 2017

16/01/2018 - Sonia Pugas e Luciano Dourado/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), apontou que no ano de 2017, o Sine-TO emitiu 20.438 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O número é quase o dobro do apurado em 2016, quando um total de 12 mil documentos foram emitidos. As cidades que mais emitiram o documento, em 2017, foram Araguaína com 7.500 carteiras, seguida por Palmas, com 6.087.
“A antecipação na busca da Carteira de Trabalho mostra a confiança do trabalhador nas oportunidades de emprego que estão surgindo. No ano passado, o Governo do Tocantins incentivou a emissão de CTPS principalmente nos mutirões realizados em várias cidades”, observou a gestora da Setas, Patrícia do Amaral, dizendo que essas mobilizações foram uma alternativa para quem não conseguia chegar a um dos postos do Sine mais próximo de suas cidades.
Apesar da crise econômica em 2017, as colocações no mercado de trabalho também foram positivas para o Estado. No ano passado, das 8.876 vagas ofertadas pelos empresários, o Sine garantiu 6.162 delas, mais de 50% do total oferecido.
Se comparado com 2016, houve uma queda na oferta de vagas. Naquele ano, foram ofertadas 10.470 postos de trabalho, sendo que o Sine garantiu 5.094 delas. A secretária Patrícia do Amaral ressaltou que, apesar de 2016 o número de vagas ter sido maior que o de 2017, o saldo do ano passado pode ser considerado bom, principalmente se observado que o ano foi considerado um dos piores da recessão econômica no Brasil. “De Norte a Sul do País acompanhamos os assuntos relacionados à crise nacional. Mas ainda assim mantivemos a nossa credibilidade com às empresas, garantindo mais de 50% de vagas oferecidas”, pontuou.
Em 2017, o Sine pôs em prática uma série de estratégias pontuais para que pudesse estar ainda mais próximo do trabalhador e do empresário. Foram realizados mutirões de captação de vagas com os empresários, cursos de qualificação profissional semanais para os usuários do Sine, palestras nas empresas para os colaboradores, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário