domingo, 21 de janeiro de 2018

Doação



Doação

 

Rancho e Hemopa juntos para elevar estoque de sangue e salvar vidas

20/01/2018 15:36h
Alegria e solidariedade. Esse foi o clima na sede da Fundação Hemopa, neste sábado (20), durante campanha de doação de sangue em parceria com o Grêmio Recreativo Beneficente Jurunense “Rancho não Posso me Amofiná”. A iniciativa buscou chamar atenção da população para o aumento de coletas. O indice de doação caiu 50%. Até às 14 horas já haviam sido registradas 164 voluntários e 125 bolsas coletadas.
Entre os doadores, estava o operador de máquinas de câmbio Marcos Paulo Soares de Souza, 35, que doou sangue para ajudar o pai de um amigo de infância, que vai passar por uma cirurgia cardíaca. “Eu repito esse gesto solidário há seis anos. A primeira vez foi voluntariamente e hoje estou ajudando alguém que conheço: o pai do meu amigo”, disse sem esconder a emoção.
Após a atitude solidária, Marcos Paulo aproveitou a oportunidade para assistir a apresentação da bateria show, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianas e porta-estandarte dos “ranchistas”, na Recepção de Doadores, onde eles mostraram um pouco do que será mostrado no Carnaval de Belém, no dia 3 de fevereiro.
O coordenador de Hemoterapia, o médico Carlos Victor Cunha, agradeceu os voluntários que atenderam o apelo da campanha “Quem doa sangue tem amor no coração”, que foi uma prévia para o lançamento da campanha de doação de sangue do carnaval da Fundação Hemopa, que será realizada de 3 a 10/02. Ele ressaltou que apesar do baixo estoque de sangue, o hemocentro vem atendendo as demandas da rede hospitalar, mas o médico adverte que a situação precisa ser revertida para que a assistência de pacientes não seja prejudicada. “Antes de cair na folia, salve vidas, doe sangue. Muitos pacientes dependem dessa atitude para sobreviver”, frisou.
Segundo o diretor de Comunicação do Rancho Não Posso Me Amofiná, o jornalista Rodrigo Monteiro, a agremiação sempre atende o chamado do Hemopa. “Neste Carnaval estamos convocando a nação ranchista e a comunidade jurunense pelas redes sociais e em todas as oportunidades, para colaborar com as campanhas do hemocentro e ajudar a restabelecer o estoque de sangue”, destacou.
Carnaval - “Quem doa sangue tem amor no coração”. É o tema da campanha de carnaval do Hemopa que será realizada de 3 a 10 de fevereiro e vai contar com lanche especial aos doadores.
Na abertura, dia 3, já confirmado show de Gigi Furtado, Mano Ió, D. Sandra, Sambloco e Jorginho Gomez, apresentações de Keyla Barros e Top Ritmos e customização das camisas da campanha recebidas pelos doadores.
A ação estratégica, que é a primeira de 2018, será promovida também nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Santarém e Marabá; e nos Hemonúcleos de Redenção, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí e Capanema, cada uma das unidades com datas e programações especificas.
Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto.
Serviço: O Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, bairro de Batista Campos, e na Unidade de Coleta Castanheira, no Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 3110655 / 08002808118.
Por Vera Rojas

Nenhum comentário:

Postar um comentário