Defesa Agropecuária promove palestras sobre sanidade aquícola
17/01/2018 - Dinalva Martins/Governo do Tocantins
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou na terça-feira, 16, uma palestra sobre sanidade dos animais aquáticos, direcionada aos associados do Parque Aquícola Sucupira, em Palmas. Na ocasião, foram discutidos os princípios sanitários para produção das espécies, trânsito, legislação e demais orientações técnicas. O projeto conta com 80 tanques de redes, 17 associados e produzem em média 40 toneladas de peixes a cada ciclo, que dura entre 10 e 12 meses.
Para a presidente em exercício da Adapec, Márcia Helena da Fonseca, o objetivo do encontro é levar informações sobre o controle sanitário e a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias que podem afetar a produção. “O Estado tem grande vocação para produção de peixes e um cenário favorável, por isso, quanto mais conhecimento os empresários do ramo tiverem, mais alimentos de qualidade serão produzidos”, disse.
O palestrante e responsável técnico do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos da Adapec, Jefferson Pessoa, explicou que foram discutidas as ações sanitárias, as documentações necessárias para o trânsito de animais e a importância do cadastramento da propriedade produtora na Adapec. “Foi uma oportunidade de sanarmos dúvidas, porque mesmo realizando visitas técnicas periodicamente, sempre é possível melhorarmos as atividades em conjunto”, avaliou.
A inspetora agropecuária da Adapec, Leila Pessoa, disse que a reunião foi muito proveitosa e participativa. “Os associados elogiaram esse contato direto e aproveitaram a oportunidade para buscarem conhecimento, enfatizamos também a importância do cadastramento obrigatório de estabelecimentos com animais aquáticos, que realizamos após uma vistoria na propriedade ou no estabelecimento”, destacou.
Vale lembrar que todos os projetos aquícolas devem ter a autorização dos órgãos ambientais e que a aquisição de animais aquáticos deve ser feito em estabelecimento cadastrado na Adapec. A Agência está presente nos 139 municípios do Estado trabalhando ostensivamente para garantir a defesa sanitária animal e vegetal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário