Avaliação
Susipe entrega Prêmio Qualidade na Gestão prisional
14/01/2018 12:03h
Representantes de unidades penitenciarias vinculadas à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), da capital e do interior, estiveram presentes neste sábado (13) à cerimônia realizada no Clube de Oficiais da Polícia Militar (COPM), em Ananindeua, para conhecer as unidades vencedoras da primeira edição do Prêmio Qualidade na Gestão Prisional. O objetivo da premiação é valorizar as boas práticas na gestão penitenciária e estimular a busca pelo aperfeiçoamento profissional e operacional dentro das cadeias do Pará.
Todas as 46 unidades foram avaliadas e eleitas as melhores nas categorias Segurança, Humanização, Formação Continuada e Administração e Logística. Entre os critérios observados estiveram: revistas periódicas na unidade penal; uso de equipamento de proteção individual (rádio, cadeados,uniformes, etc); organização e atualização dos prontuários Jurídico e Biopsicossocial dos internos; internos incluídos nos processos de estudo e/ou trabalho; participação de servidores em cursos, palestras e encontros de formação, entre outros quesitos.
O Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua conquistou o prêmio na categoria Humanização; o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II) foi o escolhido na categoria segurança; o Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAB) foi o vencedor na categoria administração e logística; e a Central de Triagem da Marambaia (CTMAB) levou o prêmio de melhor formação continuada.
Cada unidade vencedora recebeu um certificado do prêmio de qualidade, além de premiação em dinheiro no valor de mil reais. Cada UP contemplada terá ainda a fixação de uma placa de honra ao mérito em seu prédio e uma portaria de elogios publicada no Diário Oficial do Estado contendo o nome de todos os servidores da casa penal.
Os titulares das Diretorias de Administração Penitenciária (DAP), de Execução Criminal (DEC), de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI), de Gestão de Pessoas (DGP), de Assistência Biopsicossocial (DAB) e de Reinserção Social (DRS) e a Escola de Administração Penitenciária (EAP) foram os avaliadores.
O chefe de secretaria e representante do CRF de Ananindeua, Harley Sousa, atribui a conquista ao esforço de todos que compõem a casa penal. “Isso sem dúvidas se deve aos projetos de ressocialização desenvolvidos dentro do CRF que, desde 2013, com a nova gestora, vem sendo encampados por todos os servidores. O prêmio é um incentivo a mais para todos que trabalham na unidade”, disse.
“Quando você fica em evidência por algo positivo a responsabilidade só aumenta e nós percebemos que temos que dar sempre mais de nós para mantermos o bom trabalho”, explicou o coordenador de segurança e diretor interino da CTMAB, Arthur Queiroz.
Titular da Susipe, o coronel Rosinaldo Conceição reconhece as dificuldades que o sistema penitenciário enfrenta em todas as esferas, mas acredita que é necessário destacar as boas iniciativas a fim de fortalecê-las. “O nosso objetivo com o prêmio é reconhecer, destacar as unidades que fazem a melhor gestão. Nós sabemos das dificuldades que todas possuem e as suas especificidades, mas é importante que eles sejam reconhecidos e que isso sirva como um fator motivador para que sejam superados”, finalizou.
Por Timoteo Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário