quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Pará debate a implantação de Rede de Consumo

Pará debate a implantação de Rede de Consumo Seguro e Saúde no Estado

06/12/2017 09:35h
O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) participou, nesta terça-feira (5), do “Encontro da Rede de Consumo Seguro e Saúde”, promovido pelo Ministério Público do Pará, por meio do Centro de Apoio Operacional Constitucional e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). O evento reuniu autoridades na área de fiscalização, como Anvisa, Procon, Corpo de Bombeiros, Inmetro, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), dentre outros.
Realizado no auditório da Infância e Juventude do MPPA, o evento iniciou com um panorama da Rede de Consumo Seguro e Saúde (RCSS) no Brasil. A Rede é uma ferramenta a serviço dos consumidores e autoridades da região para troca de experiências, difusão de informações e educação sobre segurança dos produtos e seus impactos na saúde. O objetivo é formar parcerias para inibir ou minimizar os acidentes de consumo.
O pesquisador em metrologia do Inmetro do Rio de Janeiro, Paulo Coscarelli, informou que o trabalho da Rede de Consumo Seguro e Saúde já percorreu 11 Estados brasileiros, sendo o Pará o segundo da região Norte. “Os Acidentes de Consumo são uma epidemia global, uma vez que todas as pessoas no mundo são consumidoras de produtos e serviços. Por isso, a importância do trabalho em rede”, acrescentou.
A ideia é a criação de uma Rede de Consumo Seguro e Saúde no âmbito do Estado do Pará. Atualmente o país tem um total de seis Redes constituídas, localizadas nos Estados da Bahia, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Constitucional, Marco Aurélio Nascimento, um dos coordenadores do evento, disse que é bem-vinda a ideia de trabalhar em rede. “Estamos discutindo uma forma de trabalhar em rede através dos órgãos que já existem, como o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Imetropará, queremos nos integrar através dessa rede e melhorar ainda mais o encaminhamento dessas demandas”, disse o promotor.
A procuradora autárquica do Imetropará, Manoela Morgado, entende que a informação é fundamental para o consumidor. “O trabalho em rede é importante para garantir a regulação do setor, visando à segurança da saúde e proteção do consumidor. Todos somos responsáveis por uma faceta, se trabalharmos juntos tenho certeza que os resultados serão mais satisfatórios”, pontua.
Por Ana Caroline
INSTITUTO DE METROLOGIA DO ESTADO DO PARÁ
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 1.645. Belém-PA. CEP: 66095-000
Telefone: 9132462404
Site: www.imetropara.pa.gov.br
Assessoria de Comunicação 
Fone: (91) 3217-0531 
Email: imprensa.imetropara@imetropara.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário