Abiove lança cartilha de classificação da soja para evitar grãos ardidos (e confusão com produtores)
Com as chuvas previstas na hora da colheita, esmagadoras se preocupam com as quebras na qualidade dos grãos. Produtor terá fotos impressas para comparar a qualidade do que está sendo entregue nas moegas. Acompanhe entrevista com Daniel Amaral - Gerente de Economia da Abiove

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) irá lançar uma cartilha para trazer detalhes aos produtores sobre as várias fases da soja e a classficação para identificação de cada tipo de defeito do grão e outras normas de segurança, como conta Daniel Amaral, gerente de economia da associação.
Essa cartilha ainda traz instruções para a retirada de amostra dos caminhões e informações sobre alguns problemas como a soja ardida e a soja fermentada.
Segundo o gerente, a cartilha vem no sentido de esclarecer procedimentos para que o produtor decida se quer entregar a soja em um determinado estabelecimento ou não. Cada estabelecimento conveniado deve entregar uma tabela de descontos dizendo como os defeitos identificados serão classificados.
Amaral salienta que o Brasil exporta mais de 70% da soja que é produzida localmente e que deve trabalhar sob as melhores condições de qualidade. A soja "vai para todos os países do mundo e esse produto tem que ser padronizado". Por isso, o objetivo também é realizar um trabalho de parceria com os produtores e fazer o que for possível para evitar divergências na hora da venda.
O lançamento dessa cartilha já tem data e local: será feito em 8 de fevereiro de 2018, na cidade de Brasília (DF).
Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário