sexta-feira, 17 de novembro de 2017

POLÍTICA

CCJ da Alerj decide pela liberação de deputados presos



Deputados estaduais Jorge Picciani se entregou à PF após ter pedido de prisão decretado nesta quinta Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), decidiu, nesta sexta-feira (17), pela revogação da prisão do presidente da Casa, Jorge Picciani, e dos deputados estaduais Paulo Melo e Edson Albertassi. O placar foi de quatro votos a favor, dois votos contra e uma abstenção. Todos os parlamentares são do PMDB.
Nesta quinta-feira (16), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) havia decretado a prisão dos deputados e o afastamento de seus mandatos, mas definiu que caberia à Alerj analisar o caso. Os pedidos de prisão foram feitos pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da operação Cadeia Velha, um desdobramento da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, e foram feitos a partir de depoimentos em delação premiada que indicam os três como líderes do esquema de corrupção do setor de transportes da capital carioca. Eles são acusados por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
O relator do caso na CCJ, Milton Rangel (DEM), votou pela liberação de Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi. Seguiram seu voto os deputados Rosenverg Reis (PMDB), Gustavo Tutuca (PMDB) e Chiquinho da Mangueira (Podemos). Já os deputados Luiz Paulo (PSDB) e Carlos Minc (sem partido) votaram pela manutenção. Rafael Picciani (PMDB) se absteve.
Agora o parecer será enviado ao plenário da casa para ser votado pelos deputados. São necessários os votos de 36 a favor do relatório para os parlamentares serem liberados.

PLENO NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário