quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Museu Casa de Nhozinho

Museu Casa de Nhozinho abre exposição sobre Folia de Reis nesta sexta (1º)

Museu Casa de Nhozinho abre exposição sobre Folia de Reis nesta sextaO Natal se aproxima trazendo uma das principais manifestações da cultura popular maranhense: a Festa de Reis. Para homenagear o folguedo que retrata a visita de reis ao Menino Jesus, será aberta nesta sexta-feira (1º) até 6 de janeiro a exposição Reis da Sempre Viva, no Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, 185, Praia Grande, Centro Histórico.
A exposição, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), retrata a brincadeira Reis da Sempre Viva, um dos tradicionais grupos de Folia de Reis do Maranhão mantido há mais de 50 anos pela comunidade do Maracanã.
“Neste ano, vamos compartilhar com o público um pouco da beleza da Festa de Reis, tradicional e muito forte no Maranhão, principalmente na zona rural de São Luís. O Reis da Sempre Viva, que dá título à exposição, é um dos principais grupos do Maracanã, criado há décadas pela senhora Joana Bernardes e, atualmente, realizado pela família”, conta a diretora do Museu Casa de Nhozinho, Lilian Brito.
Conhecido na capital como Reis, a festa apresenta, em seu caráter religioso, a exuberância da indumentária dos personagens, assim como a decoração e forma de apresentação. Reis, rainhas, vassalos, pastorinhas e anjos, por exemplo, integram o grupo dos personagens que, nos dias de apresentação, saem em cortejo para visitar as casas da comunidade.
“Dentre as brincadeiras para o Menino Jesus, no período natalino, a de Reis é a que ainda tem em maior número na ilha de São Luís. Podemos localizar três grupos no Maracanã, um em Tajaçoaba e outro no Porto Grande, todos com características bem próximas na utilização da coreografia de cordão e toque de instrumentos de sopro, assim como na visitação de presépios”, explica o pesquisador do Museu Casa de Nhozinho, Jandir Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário