sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Estímulo à leitura



 

Estímulo à leitura

 

Crianças especiais visitam estande da IOE no Salão do Livro

30/11/2017 15:58h
Um grupo de alunos especiais na faixa de 7 a 9 anos, da Escola Municipal Fluminense, em Santarém, visitou na manhã desta quinta-feira (30), o X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, e se divertiu no Espaço Kids montado no estande da Imprensa Oficial do Estado (IOE), uma das patrocinadoras do evento.
A escola é referência na área da educação inclusiva em Santarém. Acompanhados da professora e psicopedagoga da instituição, Sônia Oliveira, eles se divertiram no Espaço Kid, pensado e adaptado especialmente para as crianças, com cadeiras, papel em branco, lápis e canetas coloridas, onde os desenhos produzidos por elas ficam expostos até o final do Salão, que encerra no domingo, dia 3.
O pequeno Sérgio Gabriel, de 8 anos, há dois integrado à classe especial, contou que adora desenhar e mostrou orgulhoso a sua obra, que foi colocado junto a outros trabalhos que já tomam conta do espaço.
Sônia Oliveira destacou a importância do Salão do Livro para as crianças e para a população santarena em geral. Para ela, a visita dos alunos da educação inclusiva ao evento literário do governo do Estado é uma maneira de estimular o hábito da leitura, para que eles possam ter maior familiaridade com os livros. “A partir desse contato eles ficam interessados em saber o que tem no livro, e daí nasce o hábito da leitura, que é o foco da nossa visita ao Salão do Livro”, pontuou.
Oliveira elogiou o espaço criado pela IOE para estimular o contato das crianças com a literatura. “O Espaço Kid é muito interessante porque por meio do desenho eles mostram toda a sua criatividade e talento, apesar de alguns ainda terem dificuldades. Mas é uma maneira deles praticarem e tomarem gosto por essa prática. Depois de que eles fazem os desenhos e os vêem expostos no mural, eles ficam entusiasmados, e isso é muito estimulante”, pontuou a psicopedagoga.
“Ter a presença das crianças se divertindo e produzindo no nosso estande só nos estimula e nos dá a certeza que esse é o caminho para formar novos leitores”, pontuou a diretora de Documentação e Tecnologia da IOE, Carmen Palheta.
Por Ronaldo Quadros

Nenhum comentário:

Postar um comentário