Fungo voltou em força e está a acabar com as bananas
Doença já tinha atacado plantações na década de 50 do século passado e está agora a dar cabo de novas variedades de bananas. Investigadores admitem que a produção do fruto pode estar em risco
Um mundo sem bananas, por difícil que possa imaginar-se, pode ser uma realidade no futuro, caso não se consiga travar o fungo conhecido cientificamente por fusarium. O maior problema, como atesta a FAO, a organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, é que a sua erradicação é, para já, improvável.
Na década de 50 do século passado, o fungo surgiu em plantações da banana conhecida com Gros Michel, então a mais exportada mundialmente. Ficou conhecido como "a doença do Panamá".
A solução levada a cabo foi de substituir as plantações por outra variedade de banana, a Cavendish, que atualmente constitui 99% do comércio mundial, segundo refere o jornal britânico The Independent.
Só que o fungo reapareceu. É agora conhecido por Tropical Race 4 (TR4) e está a dizimar as plantações de bananas, um pouco por toda a parte, nas Américas, África e Ásia.
banana arquivo reuters


Nenhum comentário:
Postar um comentário