segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Documentários sobre o Círio

Documentários sobre o Círio são exibidos no Alexandrino Moreira

16/10/2017 10:36h
As manifestações de fé que cercam o Círio de Nazaré são apresentadas de diversas maneiras, seja por fotos, lembrancinhas ou promessas. A Fundação Cultural do Pará (FCP) retrata as histórias que cercam a festividade religiosa na “Mostra do Círio”, nesta segunda-feira,16, a partir das 19h, no Cine Alexandrino Moreira, na Casa das Artes, com entrada franca. O evento reúne produções audiovisuais com temática religiosa. Os documentários exibidos serão: “Fé...Promesseira” de Chico Carneiro e “A Caminhada” de Edson Palheta.
O documentário “A Caminhada” mostra a peregrinação de Cris Feitosa na romaria Castanhal - Belém, uma mulher empenhada em cumprir a promessa feita por sua falecida irmã. “Muito mais que contar apenas a história de Cris, busca fazer um registro do ato de fé e sacrifício a que se lançam centenas de romeiros na caminhada entre Castanhal e Belém, durante o Círio de Nazaré”, comenta o diretor Edson Palheta.
No curta “Fé... Promesseira”, do documentarista nascido em Castanhal Chico Carneiro, milhares de fiéis depositam suas esperanças na Virgem de Nazaré, numa variedade de promessas e pedidos tão diversos quanto ajuda para passar no vestibular e a cura de doenças.
O tempo entre as filmagens e a edição final foi de quase nove anos. O filme foi iniciado em 2008 e, por questões profissionais do idealizador, finalizado em 2017. O diretor revela que esse período de “hibernação" foi importante para construção de uma edição mais dinâmica. “Ficou um filme mais objetivo onde, acredito, a complexa mistura entre a fé em uma entidade divina, e a força, o desespero, a conformação, a esperança de uma população carente estejam retratados nos depoimentos captados”, finaliza.
Serviço:
Mostra Círio no Cine Alexandrino Moreira
Quando: hoje, 16 de outubro de 2017
Hora: 19h
Local: Casa das Artes – Praça Justo Chermont ao lado da Basílica Santuário
Entrada Franca.
* Colaboração: Vinicius Farias
Por Andreza Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário