quarta-feira, 25 de outubro de 2017

DF

Registro de fogo queimando a  vegetação às margens da BR-070

Imagem: Pedro Paulo/ Central Brasil

Na tarde desta última segunda-feira(23), um pequeno foco de incêndio se iniciava às margens da BR-070, sentido Águas Lindas - Brasília, o tempo seco facilitava as chamas. Nós não tivemos maiores informações sobre o ocorrido de como iniciou o fogo, mas pelo que tudo indicava as chamas foram controladas.  O tempo continua muito seco na região Centro Oeste; o que  vem prejudicando  mais a situação nas incendiadas que por sua vez  têm sua flora comprometida, o que faz com que o solo absorva menos água e o recurso não chegue ao lençol freático e às nascentes que abastecem os reservatórios.

No DF, vários focos de queimadas foram registrados, um deles no Parque Ecológico de Águas Claras, no Distrito Federal. Ninguém ficou ferido e um outro incêndio recente no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, as equipes de combate ao incêndio  conseguiram extinguir um dos focos de incêndio, mas o fogo continuava, até a manhã desta última terça-feira(14).O fogo começou na última  quarta-feira (11/10) , o que  interditou a visitação da Chapada no feriado de 12 de outubro. 

No início eram dois focos de incêndio, um deles entre o limite do parque e a área externa do município de Alto Paraíso de Goiás, mas que já foi controlado pelos bombeiros. 

De acordo com  o Corpo de Bombeiros, a grande maioria dos casos de incêndios florestais ocorrem devido a ação humana, de forma indireta ou direta. Esses incêndios propositais são iniciados “com queimadas supervisionas, mas depois fogem ao controle”, disse a corporação.

Da redação do Jornal Central Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário