quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Cidadania



Notícia

 

Cidadania

 

Projeto leva orientações de políticas públicas e integração para Altamira

25/10/2017 17:38h
Cerca de 100 pessoas participaram da abertura do projeto Família e Cidadania, no município de Altamira. O evento reuniu professores e representantes de conselho de escolas públicas municipais e estaduais, agentes de saúde, integrantes de organizações da sociedade civil, além de lideranças comunitárias no auditório da 10ª Unidade Regional de Educação (URE), na tarde desta quarta-feira, 25.
O objetivo da ação é fornecer informações e orientações sobre as políticas públicas básicas, ao destacar o protagonismo e favorecer a articulação entre os diversos setores sociais existentes nas comunidades para fortalecer a autonomia das famílias. O projeto Família e Cidadania é desenvolvido pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), do Governo do Estado, em parceria com as secretarias estaduais de Saúde Pública (Sespa), de Educação (Seduc), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), a Defensoria Pública e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Durante a cerimônia de abertura, participaram representantes dos órgãos parceiros, além da secretária municipal de integração social, Rute Barros, que falou sobre a importância do evento e parabenizou o governo do Estado pela iniciativa. “Fico Feliz em poder participar de um projeto como esse onde o homem é visto de forma integral por meio de vários órgãos. Estamos buscando isso na assistência do município, por isso é bom ver uma ação como essa dando certo”, contou Rute. Eneida Almeida, diretora de Articulação e Atendimentos às Demandas Sociais (DIAADS) do NAC, também esteve presente.
O primeiro módulo, iniciado logo após a abertura oficial, falou sobre educação. Representantes da Seduc explicaram sobre a importância do tema. O módulo foi produzido especialmente para combater a evasão escolar e avançar na inclusão de grupos vulneráveis como indígenas, negros e pessoas com deficiência (PCD). “Queremos levar o que foi debatido aqui para dentro das escolas, focando no trabalho que temos realizado no combate à evasão escolar que é muito grande, principalmente no período noturno, pois muitos alunos passam o dia trabalhando. Atualmente, apenas 11% dos estudantes da cidade chegam ao ensino superior e queremos mudar isso”, explicou Odair Florencio, diretor da 10º URE.
Lídia Leão e Cleudiná Dourado, respectivamente presidente e vice da organização social Articulação de Mulheres de Altamira e Região (AMAR), fizeram a inscrição no projeto com o objetivo de levar mais conhecimento para as cerca de 200 mulheres que atendem diretamente. “Nós assessoramos mulheres vítimas de violência, doentes e também orientando sobre benefícios sociais. Essa capacitação serve para nos atualizarmos e podermos compartilhar tudo que será absorvido nesses dias”, disse Cleudiná.
Programação - Os encontros serão realizados até sexta-feira, 27, sempre de 8h as 12h e de 14h as 18h, também no auditório. Na quinta-feira, 26, pela manhã, a Emater vai falar sobre a importância do empreendedorismo e de iniciativas para a geração de renda. Pela tarde o representante da Defensoria Pública de Altamira vai explicar sobre educação em direito, além de fornecer orientações jurídicas. No terceiro e último dia, a Sespa vai focar na atenção primária, prevenção de doenças e garantia de saúde. Já no módulo da Seaster os participantes vão aprender sobre proteção social, Cadastro Único, transferência de renda e benefícios; encerrando os cinco módulos do projeto que são: saúde, educação, cidadania, assistência social e empreendedorismo.
Durante o encerramento será entregue um Guia de Serviços a cada participante. O guia reúne informações sobre todos os serviços do governo estadual e municipal nas áreas compreendidas pelo projeto. Os participantes serão responsáveis pelo compartilhamento das informações recebidas durante a capacitação.
O projeto já foi desenvolvido na região metropolitana e das ilhas de Belém, em Marabá e em Santarém, e já atendeu diretamente mais de 400 pessoas. “Estamos aqui em Altamira para expandir ainda mais o ‘Família e Cidadania’ e levar orientações de qualidade para todas as regiões do Pará”, finalizou Marina Bendelack, diretora do projeto.
Por Erika Torres
NÚCLEO DE ARTICULAÇÃO E CIDADANIA
Endereço: Av. Doutor Freitas, 2531. CEP 66087-810
Site: www.pa.gov.br
Assessoria de Comunicação 
Fone: (91) 3248-2588 (91) 9 9101-6568
Email: comunicacaonac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário