sábado, 7 de outubro de 2017

Catanduva e O Regional , Duas Histórias



Catanduva e O Regional, Duas Histórias Que se Completam há 46 Anos



Catanduva e Jornal O Regional – duas histórias que se completam. É impossível falar do desenvolvimento de um, sem citar o do outro. São 46 anos de dedicação com os nossos leitores, acompanhando cada transformação da nossa cidade.
Não foi só Catanduva que mudou, nosso jeito de fazer jornalismo também. Agora cada vez mais conectados, temos o objetivo de alcançar todos os públicos, seja os admiradores da nossa edição impressa, ou dos conectados com o nosso site nos celulares e tablets, chegando até mesmo nas redes sociais, em tempo real. O formato da notícia pode ter até ter mudado, mas a essência, de informar nossos leitores com qualidade e precisão nunca muda.
O historiador Sérgio Bolinelli é um leitor assíduo. Além de saber o que é notícia em Catanduva, região e no mundo, ele tem a tarefa de catalogar assuntos e todas as edições do jornal. São mais de 150 tópicos diferentes, que incluem o conteúdo de O Regional, separados por pastas.
“São assuntos que vão desde aqueles que a gente vê todo dia, até aqueles de quando começou o museu. Todos ligados à história de Catanduva. Por isso a importância do jornal em eternizar os momentos, porque quase todo dia tem alguém fazendo pesquisa, não só o pessoal ligado ao jornal, mas sim estudantes interessados em notícias que já foram publicadas, são estudantes que vem fazer até o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)”, explica.
Ele também destaca que Catanduva e o Jornal têm histórias que se mesclam. “Os dois cresceram juntos, o jornal cresceu com a cidade e a cidade também cresceu com o jornal”, complementa.
E haja assunto para 46 anos de história. Completamos também neste sábado memorável, a edição de número 12.641. Como já era dito na capa do primeiro O Regional, a tarefa de levar a notícia ao nosso leitor não é fácil. “Fazer um jornal Regional não é apenas preparar uma equipe redatorial para vestir as notícias chegadas à redação ou ir em busca de informações e acontecimentos do dia. É preciso pensar também na preparação tipográfica, na paginação das matérias e anúncios, na revisão dos escritos. É ainda necessário penetrar no íntimo do leitor para saber dele quais os fatos que lhe despertam a atenção prioritariamente”.
Na época o periódico pertencia a Warley Agudo Romão e Venâncio Lima Ferreira e tudo começou com uma máquina de imprimir. Foi em 1976 que a direção começou a contar com Gerson José de Camargo Gabas, que sempre lutou por um jornal que merecesse a atenção dos leitores.
Foram inúmeras reportagens, entre elas a comemorativa “O melhor Natal de Catanduva” em 1972, a polêmica “Estoura a bomba: Nechar inelegível. Warley pode vir a assumir a prefeitura. O Carnaval estampou várias capas do periódico, em 1973 com: “Eis o nosso Carnaval”, “Escola de Samba Bateria Nota 10 Campeã do Carnaval” em 1987. Além de “Orçamento para o Carnaval é de um milhão” no mesmo ano.
No ano 2000, mais precisamente em 2004 a manchete era “Prefeitura desobedece TJ e não paga indenização obrigatória” além de “Exportação de álcool na região foi quatro vezes maior neste ano”. Em 2012 nossas páginas estampavam: “Bispo se pronunciará sobre fotos de modelo seminu em igreja” e “Catanduva e Novo Horizonte devem ficar em alerta com casos de Dengue”.
Nos tempos atuais, além do nosso conteúdo impresso, os leitores podem contar com um site inovador, com um novo conceito em informação em www.oregional.com.br. A decisão de modernizar em fevereiro deste ano o portal na internet atendeu ao anseio dos milhares de internautas que diariamente buscam informar-se por nossa página na internet. Thiago Martins, responsável pelo site, aponta que a página é a mais acessada da cidade. “Mensalmente a média é de 200 mil acessos e a gente coleciona acessos de todas as cidades da região. Aproximadamente 30% dos acessos são de Catanduva, daí a gente tem uma distribuição muito interessante em 19 cidades da região, Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo. É hoje um site que reúne pessoas, na grande maioria, entre 25 e 35 anos. São pessoas que gostam de se manter informadas e acessam muito pelo Facebook”, disse.
A maioria dos acessos é feita pelo menos três vezes por semana. “Mensalmente a gente vem conquistando novos leitores, então pelo quarto mês seguido, a gente aumenta o número de acessos do site e pelo menos 40% desses acessos são de pessoas que nunca acessaram. Isso é bem interessante como o site, como conteúdo do dia-a-dia, que informa o que acontece. Nosso Facebook quase dobrou o número de seguidores em menos de seis meses, o que mostra como as transmissões ao vivo são importantes para levar essa notícia. Se não fosse o O Regional com o jornal impresso, com o site e através do Facebook nós seriamos carentes de notícias na nossa cidade”, finaliza.
Neste ano, ‘O Jornal que Sabe de Tudo’ rompe barreiras mais uma vez e reafirma seu compromisso com a verdade e com a missão democrática de informar. (Colaboração: Nathália Silva).
Cíntia Souza
Da Reportagem Local
Tagsaniversário jornal o regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário