sábado, 7 de outubro de 2017

Autismo


Catanduva Sediará Simpósio Inédito Sobre Autismo




Catanduva sediará neste sábado (7) um simpósio inédito sobre o autismo. O tema do evento, que superou as expectativas dos organizadores, é: “Uma criança especial em minha vida. O que fazer?”. Todo o lucro será revertido para o Projeto Corujas do Bem, que atende 22 crianças na cidade. O Simpósio começa a partir das 13 horas no Auditório da Fundação Padre Albino. Os interessados ainda podem se inscrever no local do evento. A taxa é de R$ 50.
A programação começa com Sabrina Strabeli que é pedagoga especializada em autismo e coordenadora do Projeto Corujas do Bem. A partir das 14 horas, a professora doutora Cândice Lima Moreschi será quem ministrará outra palestra. O doutorado de Cândice é em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. O tema que será abordado por ela será: Comunicação Alternativa – Desenvolvimento de Habilidades de Linguagem por Meio de Troca de Figuras. Das 15h30 às 16 horas haverá Coffee Break e na sequência a doutora Marina Toscano de Oliveira abordará o tema “Diagnóstico e Tratamento”. Marina é médica pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Além de ter residência em psiquiatria da Criança e do Adolescente – Especialista pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria.
Mara Gabas, diretora do projeto, aponta que o evento reunirá pessoas interessadas no tema autismo, seja família, ou profissionais que trabalham na educação com crianças especiais. “O tema é de fundamental importância, porque os palestrantes são pessoas que trabalham com autismo. Na prática quem for, vai sair com outra visão do autismo e de síndromes relacionadas”, disse.
Essa é a primeira vez em que Catanduva sedia um simpósio com esse nível, com profissionais que atuam na cidade e desenvolvem suas técnicas no projeto. “A Sabrina é coordenadora do nosso projeto e a Cândice nossa fonoaudióloga. Ela é especializada em linguagem alternativa, troca de figuras é de Rio Preto e vem toda semana para atender nossas crianças. A Marina Toscano é psiquiatra, parceira do nosso projeto, e cuida de nossas crianças”, complementa.
A diretora do Corujas do Bem aponta que o simpósio será enriquecedor para quem tem filhos com autismo ou síndromes ligadas ao autismo, para quem lida com crianças especiais e até mesmo com que não lida e tem interesse em lidar. “É um campo que precisa de profissionais especializados em autismo. Catanduva precisa de muita gente pra se formar nisso e com certeza através do simpósio, muitos profissionais irão se interessar pelo autismo e passar a estudar e serem especialistas, porque não”, finaliza. O Auditório da Fundação Padre Albino fica na rua 13 de Maio, nº 1064, no centro da cidade.
Cintia Souza
Da Reportagem Local
Tagsautismo simpósio  o regional online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário