quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Secretário de Relações internacionais da câmara participa da OMC na SUÍÇA

Secretário de Relações Internacionais da Câmara participa do Fórum Público da OMC na Suíça

Secretaria de Relações Internacionais/Câmara dos Deputados
Provisória - Secretário na Suíça segunda tentativa
Átila Lins (segundo à esquerda) representa a Câmara no evento
O secretário de Relações Internacionais da Câmara, deputado Átila Lins (PSD-AM), participa, nesta semana, do Fórum Público 2017 da Organização Mundial do Comércio (OMC), que acontece em Genebra, na Suíça.

Um dos temas de interesse do Brasil no âmbito do comércio mundial é a ação da União Europeia e do Japão acerca dos incentivos fiscais concedidos pelo governo federal brasileiro a diversos setores da indústria nacional. Segundo o representante do Brasil na OMC, embaixador Evandro Didonet, na próxima sexta-feira, o Brasil ingressará com uma apelação para modificar a decisão do painel da OMC de aceitar a representação.

Entre os itens contestados pela União Europeia e pelo Japão está a Lei de Informática, que assegura incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia no País inteiro, inclusive para a Zona Franca de Manaus. 

O diretor-geral da OMC, embaixador Roberto Azevedo, no entanto, garantiu a Átila Lins que a Zona Franca de Manaus está fora dessa contestação.

“A decisão da apelação do Brasil só será definida no decorrer do segundo semestre de 2018, o que nos dá tempo suficiente para convencermos esses países de que a medida do governo brasileiro é legal”, afirma o deputado.

Contribuição parlamentar
Ontem, Lins participou da reunião da União Interparlamentar (UIP), que faz parte do fórum. No encontro, cujo tema central foi "Comércio Justo: a contribuição dos parlamentares", foi feita uma ampla abordagem sobre a contribuição da UIP ao comércio internacional. 

A UIP definiu também os temas a serem abordados na próxima reunião, em Buenos Aires, nos dias 9 e 10 de dezembro, entre os quais estão o comércio eletrônico, discussão que será relevante para a defesa dos interesses do Brasil no âmbito do comércio mundial.
Da Redação - ND
Com informações da Secretaria de Relações Internacionais

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário