Postos da Campanha de Vacinação contra a Raiva já estão definidos
Atualizado em 21/09/2017 09:59
“Há postos de vacinação em diferentes endereços para atender todos os animais da cidade”, destaca a gerente de Controle Populacional da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Catarina Rates. As vacinas estarão disponíveis das 8 às 17 horas de sábado, 23, para cães e gatos com idade superior a três meses. “A participação dos goianienses é fundamental para manter a raiva sob controle”, pontua a gerente.
Engana-se quem acredita que acidentes por mordedura de cães e gatos não são comuns. Dados da Diretoria de Vigilância em Zoonoses da SMS mostram que, somente em 2017, durante o trabalho de vigilância já foram realizadas 815 visitas técnicas domiciliares para observar animais que agrediram pessoas. Cerca de cinco mil casos já foram monitorados por telefone neste ano. Entre janeiro e agosto, o canil da unidade recebeu 124 animais para observação.
“Os números reforçam a importância da adesão das pessoas à Campanha Antirrábica no município”, explica Catarina Rates. A vacina contribui diretamente para manter a doença controlada e evitar casos de raiva na Capital. Durante a ação do ano passado foram vacinados 182 mil cães e gatos em Goiânia. A abertura oficial da Vacinação deste sábado será às 8 horas no Centro de Saúde do Parque Amazônia, região sul da capital.
Voluntários
Para auxiliar no trabalho de imunização dos pets, a Diretoria de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia conta com o apoio de estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) e das Faculdades Objetivo. Os alunos receberão certificados com horas de atividades complementares.
Uma palestra para que os estudantes tirassem as últimas dúvidas antes da realização da Campanha foi feita nesta terça-feira, 19, na Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG. Na quarta-feira, 20, foi a vez dos voluntários das Faculdades Objetivo receberem os profissionais da Prefeitura para conversarem sobre o tipo de vacina utilizada, qual o perfil de animais que devem ser vacinados e receberem orientações gerais sobre os procedimentos para atender a população que procurar os postos.
Pedro Ferreira, da editoria de Saúde
Foto: Anna Lúcia Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário