Leitura de denúncia contra Temer repercute em Plenário

Assista ao vivo
Durante os debates da Medida Provisória 782/17, que reforma a estrutura do Poder Executivo, vários deputados criticaram o governo Michel Temer, em especial a concessão de foro privilegiado ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.
O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) afirmou que a proposta é inconstitucional. Segundo ele, o governo revogou outra MP sobre o mesmo tema um dia antes do prazo final como estratégia para burlar a norma de que, perdida a vigência sem votação, as medidas provisórias não podem ser reeditadas. “O governo Temer adota esse expediente para garantir o foro privilegiado a um ministro denunciado criminalmente”, declarou.
Moreira Franco é citado na denúncia lida hoje em Plenário que envolve também Michel Temer e o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Eles serão notificados amanhã pela primeira-secretaria da Câmara.
A leitura da denúncia aumentou o tom da oposição contra a medida provisória. “Se essa MP não passar, Moreira Franco vai para cadeia acompanhar Eduardo cunha, Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves”, afirmou o deputado Ivan Valente (Psol-SP), citando políticos do PMDB presos durante fases da Operação Lava Jato.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) reclamou de outras mudanças feitas pela proposta. “Onde está a comissão nacional para a erradicação do trabalho escravo? Onde estão os compromissos assumidos pelo Brasil nos direitos humanos?”
Mais informações a seguir
Acompanhe a sessão também pela página oficial da Câmara dos Deputados no YouTube
TEMPO REAL:
- 21:55 - Plenário rejeita recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário
- 21:36 - Deputados aprovam destaque e mantêm demarcação de terras quilombolas sob competência da Casa Civil
- 21:30 - Aprovado texto principal de MP que altera estrutura do Executivo; faltam destaques
- 19:08 - Plenário começa a analisar MP que altera estrutura administrativa do Executivo
- 19:04 - Aprovada MP que flexibiliza pagamento de outorga de aeroportos
- 17:59 - Iniciada Ordem do Dia para votar MP que flexibiliza pagamento de outorga de aeroportos
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Marcelo Oliveira
Edição - Marcelo Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário