quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Escorpiões

Imperial é o Bairro Com Maior Incidência de Infestação de Escorpiões




O Jardim Imperial é o bairro com maior incidência de infestação de escorpiões. De janeiro a agosto deste ano foram 81 picadas do aracnídeo registradas em Catanduva. A média é de um caso a cada três dias. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
Um levantamento realizado pelo setor de combate aos animais sinantrópicos que monitora esse tipo de ocorrência indica que o Imperial tem maior número de registros de surgimento de escorpiões.
Os animais sinantrópicos se adaptaram a viverem junto ao homem, como os ratos e também aracnídeos.
Os dados deste ano são 26% maiores do que os do mesmo período do ano passado em que foram 64 notificações de picadas de escorpião. O setor aponta que quando há reclamação de surgimento do aracnídeo, os agentes comparecem ao local e fazem uma varredura. “Eles verificam os chamados ‘4 As’: Acesso, Água, Alimento, Ambiente. A orientação aos moradores sobre como proceder ao controle e possível aparecimento de escorpião tem sido intensificada. Nem sempre o inseticida e a melhor solução”, informa a Secretaria de Saúde.
Nos últimos meses, os bairros de Catanduva passam por nebulização em bocas de lobo. A ideia é realizar o controle de escorpiões. “O trabalho segue cronograma que prioriza locais onde há maior registro de queixas”, complementa.
A Secretaria de Saúde aponta que em 80% dos casos, os escorpiões são encontrados na estrutura ou nos objetos da casa. Entre eles estão batentes podres, forro de madeira, esgoto, grade fluvial e caixa de gordura, além de telhas e material de construção que estaria mal acondicionado.
Duas mortes por picada de escorpião teriam sido registradas no noroeste paulista.
Em um deles, uma criança de quatro anos teria sido picada nas proximidades de uma igreja. Em outro caso, uma criança de dois anos morreu e a suspeita é de picada de escorpião. Exames devem apontar a causa da morte. Todos os casos foram registrados em Araçatuba e chamam a atenção da população de toda a região.
Cíntia Souza
Da Reportagem Local
Tags    Regional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário