sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Em São Paulo

Notícia

 

Em São Paulo

 

Gastronomia paraense abre as portas para negócios em turismo











No “Dia D” da programação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) em São Paulo, na noite de quinta-feira (31), no Restaurante Capim Santo, os atrativos do turismo e a originalidade da gastronomia paraense encantaram as mais de 120 pessoas presentes ao evento, entre operadores de turismo, agentes de viagem e imprensa. A programação incluiu palestra-show sobre o Destino Pará, rodada de negócios e jantar temático.
Quinze fornecedores paraenses (agentes de receptivo) estiveram na capital paulista para o encontro comercial com empresários do Sudeste do País, em programação que teve o menu preparado pelos paraenses chef Ofir Oliveira e a boieira Lucia Torres, do Mercado do Ver-o-Peso. Para o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, “esses eventos aproximam os operadores, que são quem vendem o produto Pará, dos fornecedores paraenses”.
A noite fez parte de vários eventos promovidos pela Setur, iniciados na segunda-feira (28), com encerramento neste sábado (2), incluindo degustação nos restaurantes Tordesilhas, Dalva e Dito, Capim Santo, e no Mercado Público de Pinheiros, e também ciclos de palestras com cardápios elaborados pelos chefs paraenses Saulo Jennings Simões, Daniela Martins, Ofir Oliveira e Lúcia Torres, em companhia de chefs residentes em São Paulo, como Mara Salles, Alex Atala, Morena Leite, Roberto Smeraldi, Ricardo Maranhão, Elton Junior, Meia-Noite, Ricardo Frugolli e Paulo Machado.
Estratégia - Desde que o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará passou a englobar o Programa Pará 2030, lançado pelo governo estadual, a Setur trabalha suas estratégias de divulgação e promoção dos atrativos turísticos com ênfase na natureza e cultura, tendo a gastronomia como um forte alicerce do turismo.
“Queremos articular, de forma sinérgica, a promoção do turismo e da gastronomia. A região amazônica é muito diferenciada, e queremos mostrar a pluralidade do destino através da sua gastronomia”, explicou Adenauer Góes. Segundo o secretário, o objetivo da Setur com o Pará 2030 é apresentar um novo olhar sobre a cadeia de valor do turismo e da gastronomia, vendo-os como um negócio e unindo as cadeias públicas e privadas.
“Vimos na gastronomia uma oportunidade de transformar o turismo em negócio. Começaram a surgir novos restaurantes, as pessoas vão para o Pará em busca do açaí e se surpreendem com a gastronomia. É um produto muito rico”, afirmou o secretário, que convidou os presentes a conhecer o destino e pediu aos agentes de viagens que trabalhem com mais afinco na venda do Pará. “Peço que deem uma oportunidade ao Pará e incluam esse destino na sua prateleira de produtos, pois temos muito a oferecer”, concluiu.
Por Israel Pegado
agência pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário