quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pará

Notícia

 

Cultura

 

Galeria Theodoro Braga recebe a exposição “Um Olhar Sobre Belém”

22/08/2017 11:58h
O Círio, os costumes, as paisagens ribeirinhas, os tipos humanos, detalhes de pontos turísticos observados de maneira peculiar e cuidadosa da Cidade das Mangueiras são tema da mostra “Um Olhar sobre Belém”, do artista paraense Branco de Melo, que terá seu vernissage nesta quarta-feira, 23, a partir das 19h, na Galeria Theodoro Braga, da Fundação Cultural do Pará (FCP). A exposição continuará aberta ao público até o dia 15 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é franca.
Na mostra, o artista de 92 anos apresenta Belém, onde nasceu e vive, como seu grande amor e tema em desenhos e pinturas, assim como a sua relação com Dona Maria José, sua esposa, com quem atravessou as Bodas de Ouro, e que sempre o apoiou em suas convicções artísticas. “Um Olhar sobre Belém” também pretende homenagear esta união duradoura, que referenda uma crença esperançosa na beleza do amor e da própria cidade.
Curriculum
Branco de Melo nasceu em Belém, em 30 de novembro de 1923. No 3º ano primário venceu um concurso de cartazes promovido pela diretoria do Grupo Escolar José Veríssimo, onde estudava. Em 1942, cursando a 1ª série da Escola Industrial de Belém, onde formou-se desenhista no curso de Mecânica, obteve o 2º lugar em concurso alusivo à Segunda Guerra Mundial, promovido pela escola.
Estudou desenho com o mestre João Pinheiro dos Prazeres, a quem imputa a base de sua formação e aprimoramento de seus conhecimentos sobre a técnica do desenho. Diplomado em 1944, foi nomeado no ano seguinte, por meio de concurso, como desenhista do Serviço do Patrimônio da União, do Ministério da Fazenda, cargo que acupou até 1983, quando se aposentou.
Em 1987, com a exposição "Nossa Belém Antiga", assume o seu caminho como pintor e passa também a exercitar-se na aquarela, prosseguindo em sua pesquisa sobre a temática figurativa, representando o patrimônio arquitetônico, as paisagens naturais, a vida ribeirinha, e tudo o que constitui as referências culturais da capital paraense.
Serviço:
Exposição “Um Olhar Sobre Belém” de Branco de Melo
De 23 de agosto, a partir das 19h, até o dia 15 de setembro, de 9h às 18h.
Galeria Theodoro Braga – Fundação Cultural do Pará (Av. Gentil Bitencourt, 650)
Entrada Franca
Por Andreza Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário