sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Pará esporte

Notícia

Esporte

Equipe paraense vence Campeonato Regional de Futebol de 5

11/08/2017 08:49h
Nesta quinta-feira, 10, integrantes do Clube de Futebol para Cegos do Pará (CFCP-PA) foram ao Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), do Governo do Estado, agradecer ao apoio e incentivo à equipe que conquistou o primeiro lugar do campeonato Regional Centro-Norte de Futebol para 5, realizado entre os dias 20 a 23 de julho, em Campo Grande - MS. O time paraense venceu a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV-DF) nos pênaltis e levantou o troféu da competição.
A equipe foi para o campeonato com o apoio do NAC, por meio do Plano de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência (Existir). Os atletas foram recebidos pela diretora geral do NAC, Daniele Khayat. “Estou muito feliz por receber os campeões do Regional Centro-Norte aqui no NAC. A equipe representando o Pará é um orgulho para todos nós paraenses. Quando o atleta vai para uma competição ele já tem uma vitória e a medalha é uma recompensa do trabalho que todos da equipe têm. Vamos continuar por meio do Plano Existir apoiando os esportes paralímpicos, porque sabemos que é difícil sem um apoio”, declarou.
Entre os destaques da competição está o paraense Davison Monteiro, que levou o prêmio de artilheiro com cinco gols marcados. O título de melhor goleiro da competição também foi conquistado por um jogador do CFCP-PA, Toni Pereira. “O futebol de 5 ajudou muito na minha vida pessoal como deficiente. E ser artilheiro da competição é só a consequência do nosso trabalho em equipe. Para o próximo campeonato já estamos treinando mais firme para chegar mais uma vez no primeiro lugar”, disse Davison.
Com a conquista, a equipe garantiu vaga na Copa Loterias Caixa - Série B, que será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 24 a 29 de outubro. O CFCP-PA será o único time do Norte na competição. “O esporte em si é importantíssimo para o ser humano e para os deficientes é muito mais. Eles são apaixonados por futebol e agora estamos com a nossa equipe reforçada e treinando bastante. Temos tudo para conseguir mais uma vitória na próxima competição em São Paulo”, afirma o técnico do CFCP-PA, Carlos Alberto.
Modalidade
O futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas desde os Jogos Paralímpicos de Atenas também têm sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos.
Junto às linhas laterais são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco.
Plano Existir
Lançado pelo Governo do Pará em 2012, e atualmente vinculado ao NAC, o Plano Existir assumiu o compromisso de garantir ações a partir dos eixos saúde, educação, acessibilidade e inclusão social, para a promoção dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência.
São integrantes do Comitê Gestor do Plano Existir 17 órgãos públicos: Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon); Companhia de Habitação do Pará (Cohab); Escola de Governança do Estado (EGPA); as Fundações Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Carlos Gomes e Cultural do Pará (FCP); NAC; Universidade do Estado do Pará (Uepa); Defensoria Pública; Polícia Militar e as Secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), de Educação (Seduc), de Esporte e Lazer (Seel), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Saúde Pública (Sespa).
Colaboração: Jéssica Almeida
Por Erika Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário