sexta-feira, 25 de agosto de 2017

No Cine

Nunca me Sonharam tem sessão para autoridades, no Cine Lumière
Data de publicação: 25 de agosto de 2017 - 17:51



Cena de Nunca Me Sonharam
Cena de Nunca Me Sonharam
O documentário Nunca me Sonharam, que traça um amplo panorama do Ensino Médio público brasileiro, terá uma sessão exclusiva em Goiânia nesta sexta-feira, dia 25, às 19h30, no Cine Lumiére – Shopping Bouganville - Rua 9, 1855 – St. Marista.  A exibição ​terá presença da secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, do presidente e do ​superintendente do Instituto Unibanco, Pedro Moreira Salles e Ricardo Henriques,​ e do diretor do documentário  Cacau Rhoden. Também participarão superintendentes de Educação e Cultura da Seduce, coordenadores regionais de educação e representantes do Conselho Estadual de Educação.
 Gabriel Ferreira, então estudante de Ensino Médio na CE Lyceu de Goiânia (G), participante do “Nunca me sonharam”  
Gabriel Ferreira, então estudante de Ensino Médio na CE Lyceu de Goiânia (G), participante do “Nunca me sonharam”
O filme Nunca me Sonharam é uma iniciativa do Instituto Unibanco, produzido em parceria com a Maria Farinha Filmes (“Muito Além do Peso”, “O Começo da Vida”, entre outros) e dirigido por Cacau Rhoden. O longa-metragem tem duração de 1h20min e contou com a participação de estudantes de Ensino Médio, diretores e professores de escolas públicas de Goiás e de mais nove estados brasileiros.
O filme foi lançado em junho, no circuito Itaú Cinemas (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Florianópolis e Belo Horizonte). Sessões especiais do Nunca me Sonharam têm sido organizadas em várias localidades e o documentário também está disponível na plataforma Videocamp.
O filme já foi visto por quase 120 mil espectadores em cerca de 500 cidades nos 26 estados brasileiros, e ainda nos Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. No dia 29 de junho, o filme foi exibido na sede da ONU em Nova York para o comitê SDG – Education 2030 Steering Committee. ​
O documentário retrata a realidade dos estudantes do Ensino Médio e mostra jovens preocupados com o futuro, interessados em estabelecer diálogo e aproximação com as instituições educacionais públicas. Nessa jornada, compreendem o valor da educação como elemento essencial na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, que ofereça oportunidades e contribua para o desenvolvimento do país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (IBGE, 2015), 82% das crianças e jovens até 19 anos que estão estudando são atendidos pela escola pública. No entanto, ainda há 1,6 milhão de adolescentes de 15 a 17 anos fora da escola, e destes, 9,98% não estão nem estudando e nem trabalhando.
“O filme traz uma reflexão sobre o que significa viver essa fase da vida, ser jovem numa sociedade tão desigual como a nossa e ter que fazer escolhas nesse cenário”, diz Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco. “Nosso principal objetivo com o filme é inserir cada vez mais o debate sobre educação no cotidiano das pessoas, na mesa de jantar de todo brasileiro, em rodas de conversa de amigos, nas salas de aulas. A ideia com o filme foi retratar o tamanho do desafio do Brasil em busca de melhorar a educação dos jovens e, ao mesmo tempo, ter um olhar para o futuro, mostrando experiências que vão na direção da transformação”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário