quinta-feira, 10 de agosto de 2017

MUNDO



Aeroporto do Japão testa cadeira de rodas robô que acha o caminho sozinha

Resultado de imagem para Aeroporto do Japão testa cadeira de rodas robô que acha o caminho sozinha

Não se surpreenda se você vir cadeiras de rodas automatizadas circulando pelo aeroporto sem precisar da ajuda de um humano, desviando sozinha de obstáculos ou até retornando ao ponto de partida sem que ninguém a empurre. A novidade tomará os corredores do Aeroporto Internacional de Tóquio neste ano um teste, segundo anunciou nesta terça-feira (8) a Panasonic, uma das fabricantes do equipamento.

Feita em parceria com a empresa Whill Next, a cadeira de rodas elétrica é um robô de mobilidade para transportar pessoas com mobilidade reduzida. Além de ampliar o conforto desses passageiros, as empresas querem reduzir o número de funcionários destinados a cuidar deles.

Ela vai até você

O passageiro já percebe a autonomia do equipamento antes mesmo de se sentar. Isso porque basta usar um aplicativo para chamar uma cadeira de rodas para que ela vá até ele.

A cadeira de rodas robô é equipada com sensores que, ao detectar obstáculos próximos, para imediatamente a fim de evitar uma colisão.

Ela também é capaz de se identificar a própria localização em um aeroporto para selecionar as melhores rotas. Funciona assim: o passageiro inclui um destino em um aplicativo, e a cadeira de rodas traça o melhor caminho para chegar até lá. O destino pode ser lojas e restaurantes, banheiros próximos ou portões de embarque.

A tecnologia de mobilidade autônoma da cadeira de rodas permite que, caso haja um grupo de mais pessoas com mobilidade reduzida, elas circulem pelo aeroporto em fila. Esse sistema é o mesmo que faz as cadeiras voltarem ao ponto de origem após serem usadas.

 

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário