quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Gatito ou Jefferso?













Gatito ou Jefferson? Jair toma decisão, mas esconde: "Amanhã explico o porquê"

Com os dois relacionados pela primeira vez desde que o ídolo voltou a jogar, técnico do Botafogo faz mistério para decisão contra o Nacional-URU. Paraguaio é o favorito

Por Thiago Lima, Rio de Janeiro  


Jefferson ou Gatito? Faça sua aposta para o gol nesta quinta-feira (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo) 
Jefferson ou Gatito? Faça sua aposta para o gol nesta quinta-feira (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)  
Na véspera do jogo de volta contra o Nacional do Uruguai pelas oitavas de final da Libertadores (vitória por 1 a 0 no confronto de ida), o Botafogo respira a competição continental. Clima lá no alto, ingressos esgotados para os alvinegros, time praticamente completo... A única coisa que falta e todos torcedores gostariam de saber logo é a escalação.
O Alvinegro ganhou mais três jogadores inscritos no torneio (Leo Valencia, Brenner e Luis Ricardo), conta com Marcos Vinícius em boa fase como opção e pela primeira vez terá Gatito Fernández e Jefferson à disposição desde que o ídolo voltou a jogar. E aí, quem será o goleiro? Jair Ventura disse que já tomou a sua decisão, mas a escondeu para a partida. O paraguaio é o favorito na disputa e deve serguir no time.
– Já foi sanada (dúvida), vocês vão saber amanhã com o resto do time. Amanhã explico o porquê. Os dois estão relacionados – despistou o treinador, que deu a entender que os dois levaram a melhor sobre os cobradores ao ser questionado do desempenho do treino de pênaltis.
– Temos bons goleiros também. Entendeu, não? (risos).
Sorridente, o técnico deu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, após o treino fechado no campo principal do Nilton Santos. Apesar do mistério já habitual, disse que não tem dúvidas sobre a escalação para enfrentar o Nacional-URU nesta quinta, às 19h15 (de Brasília), e mostrou preocupação principalmente com a volta de Aguirre após estudar os últimos jogos dos uruguaios.
Um sorrideste, mas misterioso de sempre Jair na entrevista coletiva (Foto: Divulgação / Botafogo) 
Um sorrideste, mas misterioso de sempre Jair na entrevista coletiva (Foto: Divulgação / Botafogo)  

Confira outros trechos da coletiva:

AGUIRRE
Preocupa, o Aguirre é jogador diferente, atacante canhoto e muito diferente do Silveira. 9 muito interessante. E tem o Arismendi que deve voltar. A gente sabe que estão há algum tempo sem jogos oficiais, mas com muito tempo para trabalhar, para o treinador é bom. Tem dois meses que não temos uma semana cheia para trabalhar, isso eles conseguiram. Equipe que vai vir descansada, por isso poupamos. Expectativa de grande partida.


INVENCIBILIDADE DO NACIONAL FORA DE CASA
Eles têm característica um jogo apoiado muito bom, principalmente com a saída do Polenta. Mas temos nossa estratégia de marcação para todos os momentos da partida. Cada momento é uma estratégia, nem sempre atrás da linha da bola. Vamos tentar surpreendê-los. Não posso revelar senão você me arrebenta.
AMISTOSOS DO NACIONAL
Deu para ver características dos jogadores. Esse atacante de velocidade fez gol sobre o Boca, o Aguirre vejo como cara diferente, temos que tomar muito cuidado, o Arismendi que não jogou lá por pubalgia... Eles ganharam força, mas estamos completinhos também.

CLIMA DE LIBERTADORES
É dos grandes jogos a parte motivacional cada vez trabalha menos, temos que buscar o equilíbrio. Disputar Libertadores é diferente, temos ainda Copa do Brasil e Brasileiro, só o Grêmio e a gente têm. Fica ansiedade de todos. Temos pequena vantagem, mas tem que ser pensada só no final do jogo. Entrar ligado os 90 minutos.
HIATO ENTRE OS JOGOS
Não chega a atrapalhar, faz parte, tem que virar o foco para outras competições. Poderia ser problema por conta desse tempo se perdesse algum jogador por lesão. A gente fica feliz, não perdeu, a não ser o Arnaldo. Tem que saber se adequar.
MAIOR ÊXITO DO TIME NA LIBERTADORES
O equilíbrio, de conseguir fazer grandes jogos dentro e fora de casa. Sofremos bastante contra Colo-Colo, Olimpia, Nacional... Nos jogos em que não vencemos, também não sofremos muito. Jogamos bem fora, agora é trazer isso para nossa casa, fazer valer o fator casa.
PAPO COM JOGADORES
Naturalmente, nesses jogos eu costumo falar menos. Está todo mundo com adrenalina lá em cima. Tem que ter equilíbrio para não passar do ponto. Tomar cuidado que juiz deixa o jogo correr. Torcida vai dar uma festa linda, vem dando show com mosaicos, é o 12º jogador. Com eles gritando a gente consegue dar algo a mais.
APRENDIZADO CONTRA BARCELONA-EQU
Tem, a situação da marcação do arremesso lateral onde sofremos os dois gols e ser mais frio no terço final. Treinamos as duas situações.
ALGUMA DÚVIDA NO TIME?
Não. Já venho treinando um time. Vocês não descobriram ainda (risos)?
SEGUIR IMPROVISANDO NA LATERAL DIREITA?
Dentro do futebol se pode tudo, tem mil maneiras de vencer.
SITUAÇÃO DE EMERSON ATRAPALHA?
Não. Prova disso ficou o jogo do Cruzeiro. Ele jogou e foi bem. Isso varia muito de um atleta para outro. No domingo ele estava com febre, de casaco, tremendo, mas pediu para jogar. Mostra que está focado, independentemente de permanecer ou não. Torço pela sua permanência, é um coringa. Em jogos onde se pode relacionar poucos você leva o cara que pode fazer mais de uma função. Esse é o Emerson. Torço para que possa dar certo na renovação dele e possa ficar.
JOGO DO ANO?
A gente vem de decisões desde muito cedo, então é mais uma decisão. Sentimento mesmo da partida do Colo-Colo. Se não tivesse passado não estava aqui agora. Atenção o tempo todo, nenhum momento vamos sentar na vantagem.
DIFERENÇA FUTEBOL BRASIL X MUNDO?
Estrutura não, vejo muitos gols saindo com inversão de passe e espaço na última linha. No jogo do Barcelona contra a Chapecoense foram gols de infiltração, muito difícil de marcar. Temos que ficar atentos.
VIDA SOCIAL
É só futebol, você vai ao cinema e o cara te pergunta quem vai jogar. No mercado... Mas faz parte, isso que busquei, sou um felizardo. É uma competição diferente, a gente sabe da responsabilidade e do foco. Vamos dar nosso máximo, posso sempre garantir isso.
globo esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário