segunda-feira, 7 de agosto de 2017

esporte



Agosto leve: em alta, Inter leva calendário como trunfo para dar "salto" na Série B

 

Após se recuperar na temporada, Colorado depara com apenas três compromissos pela Série B em 24 dias e usará tempo para consolidar posto no G-4 e brigar pela liderança

Por Eduardo Deconto, Porto Alegre  


O Inter sofreu ao longo de um turno turbulento até encontrar a tão esperada regularidade na Série B, com as três vitórias consecutivas, capazes de enfim consolidá-lo no G-4, como vice-líder. Em um ambiente mais tranquilo graças aos triunfos recentes, o Colorado convive com uma maré positiva para abrir a caça ao líder América-MG no returno, que vai além dos resultados. Não bastasse a evolução apresentada dentro de campo, a equipe depara com um calendário "confortável" ao longo de um agosto menos atribulado por compromissos pela competição. E, claro, com mais tempo para treinamentos.
 
 
 
A tabela da Série B prevê apenas cinco jogos do Inter ao longo dos 31 dias do mês, além de um compromisso pela Primeira Liga, contra o Atlético-MG, colocado em segundo plano (veja na tabela abaixo). Em média, a equipe entrará em campo uma vez a cada 6,2 dias pela competição até setembro. Levando em conta o duelo com o Galo, o tempo de intervalo a cada jogo é de 5,1 dias.  


"Agosto vai ser importante. Só jogos no final de semana. Vamos ter tempo para trabalhar. A gente está olhando para cima, para buscar o América-MG, que está fazendo grande campanha. Tem muita coisa para contecer. É evoluir mais" (Uendel)
 
Guto Ferreira comemora tempo para treinar o time em agosto (Foto: Eduardo Deconto) 
 
 
Guto Ferreira comemora tempo para treinar o time em agosto (Foto: Eduardo Deconto)  
 
A comparação com os dois meses anteriores evidencia o maior período de descanso de uma partida para a outra. Em junho e julho, o Colorado disputou um total de 14 jogos, com uma média de um duelo a cada quatro dias. Não à toa, Guto Ferreira ressaltava com frequência em suas entrevistas coletivas que a escassez de tempo era fator direto para a falta de rendimento de sua equipe. Em agosto, o Inter terá, em média, dois dias a mais de intervalo entre duas partidas pela Série B para repouso e preparação.
 
 
E o período de descanso é ainda maior após a vitória por 2 a 0 sobre o Guarani, no último sábado, na segunda partida do mês. Beneficiado pela pausa no calendário para os jogos da Seleção pelas Eliminatórias, o Inter tem apenas três compromissos pela Série B nos 24 dias restantes de agosto – quatro, com a partida pela Primeira Liga. Ou seja: o cronograma colorado prevê um jogo pela competição a cada oito dias. Com uma margem maior para treinamentos e regeneração física dos atletas, Guto projeta o crescimento da equipe na temporada.
 
 
 
– Ainda não está do jeito que a gente quer. A gente quer buscar. Na hora que parar de buscar, vem a queda. São 19 jogos que faltam. Temos que crescer. Até que o trabalho comece a andar, vai um tempo de adaptação, de correção, de montagem. O grupo recebia pressão e devagar foi superando etapas. Ainda estamos trabalhando em cima da lavoura. Os frutos estão começando a surgir, até que nos traga frutos mais maduros. Temos que trabalhar muito, ter pezinho no chão e poder comemorar o acesso lá na frente. E sonhar alto, com o título – projeta Guto Ferreira.
 
 
CALENDÁRIO DO INTER EM AGOSTO
Data Jogo Competição
01/08 Inter 3 x 0 Goiás Série B
05/08 Guarani 0 x 2 Inter Série B
12/08 Inter x Londrina Série B
17/08 ABC x Inter Série B
24/08 Inter x Paysandu Série B
30/08 Inter x Atlético-MG Primeira Liga
  


Regularidade recente "facilita" vida no returno

A sequência de vitórias faz o Inter abrir o returno bem vivo na briga pela liderança, com 33 pontos – três a menos que o líder, América-MG. E com uma missão bem mais "tranquila" para alcançar seu principal objetivo na temporada, o acesso à elite. O GloboEsporte.com fez cálculos com base em quatro projeções distintas (a média dos pontos na Série B de pontos corridos, a atual campanha do quarto colocado, a campanha do quarto colocado em 2016 e a estimativa do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG).
 
 
A equipe precisa somar entre 29 e 30 pontos dos 57 em disputa para se garantir na elite, com aproveitamento entre 50,7% e 52,6% até o fim do campeonato (veja na tabela abaixo). O número é inferior, claro, ao atual rendimento da equipe, vice-líder com 57,9% de aproveitamento. Em suma: basta vencer todos os 10 jogos em casa no segundo turno para alcançar a marca.  


CÁLCULOS DO INTER PARA GARANTIR O ACESSO
Projeção Pontuação (após 38 rodadas) Do que o Inter precisa
Média da Série B 63 pontos e (Aprov: 55,2%) 30 pontos de 57 (Aprov: 52,6%)
Atual 4º colocado 62 pontos e (Aprov: 54,4%) 29 pontos de 57 (Aprov: 50,8%)
4º na Série B de 2016 63 pontos e (Aprov: 55,2%) 30 pontos de 57 (Aprov: 52,6%)
Depto. de Mat. da UFMG 63 pontos e (Aprov: 55,2%) 30 pontos de 57 (Aprov: 52,6%)
 
 
 
A vitória sobre o Guarani, a terceira consecutiva na Série B, fez o Inter alcançar sua maior sequência positiva na competição e de rodadas seguidas dentro do G-4, com um total de sete gols marcados e nenhum sofrido. Não à toa, garante tranquilidade para Guto Ferreira seguir o trabalho com bem mais tempo disponível em agosto, após dar a resposta esperada pela diretoria em um ultimato por triunfos e desempenho da equipe. No período livre, o treinador poderá fazer ajustes e testar testar alternativas esquema no 4-1-4-1, já consolidado na equipe.  


– É o que a gente vinha procurando, ter regularidade. Não vinha conseguindo ter, vinha alternando bons jogos. Alguns jogos que a gente não ia bem. Conseguimos com uma sequência de resultados com desempenho. É muito importante. Fecha o primeiro turno. Estamos onde nos levaria de volta à Série A. É um campeonato de resistência. De chegada. A gente precisa manter essa regularidade, continuar mantendo o desempenho. Tem todo um segundo turno para disputar. Não podemos nos acomodar – projeta o vice de futebol Roberto Melo.
 
 
O elenco colorado se reapresenta para trabalhos nesta segunda-feira à tarde e tem a semana livre para treinamentos até a abertura do returno. Na cola do líder América-MG, o Inter volta a campo apenas no próximo sábado, às 16h30, para encarar o Londrina, no Beira-Rio, pela 20ª rodada.  

globo esporte
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário