CLDF homenageia pioneiros da aviação de segurança pública
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene nesta quarta-feira (23) para homenagear os pioneiros da aviação de segurança pública do DF. Iniciativa do deputado Cláudio Abrantes (sem partido), a solenidade reuniu, além de profissionais do setor, que receberam moções de louvor, familiares e representantes de diversos órgãos distritais e federais. Abrantes também lembrou, no evento, a memória dos três bombeiros militares que, há 10 anos, faleceram na queda de um helicóptero em Ceilândia.
Ao abrir a solenidade, o parlamentar exaltou as qualidades dos servidores públicos e, especialmente, daqueles que foram "pioneiros neste serviço de excelência". Em seguida, foi exibido um vídeo sobre a seção de helicópteros da Secretaria de Segurança Pública, apresentando um pouco da atuação do grupo. Durante a sessão, algumas das aeronaves utilizadas nas ações ficaram expostos na frente da CLDF, às margens do Eixo Monumental.
Missões – Entre as muitas missões que a Seção de Helicópteros (Sechel) realizou com sucesso e que repercutiram nacional e internacionalmente, pode-se citar: o acidente radioativo em Goiânia pelo Césio 137, em 1987; a visita do presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat; o assalto ao BRB em Ceilândia Norte e o caso que ficou conhecido como "anões do orçamento".
Representando os pioneiros, o agente de polícia aposentado Robério Pinheiro Maia fez um relato sobre como o serviço foi incorporado à segurança pública do DF. "Esta é uma ferramenta imprescindível, pois o helicóptero possibilita uma visão ampla do terreno, facilidade para pousar em locais de difícil acesso, além de permitir voar em baixa altitude", observou. Ele lembrou a chegada das primeiras aeronaves e a formação das equipes de pilotos e de mecânicos.
Por sua vez, o chefe do Estado Maior da PMDF, coronel Ricardo Yamasaki Santiago, elogiou os aviadores pioneiros e os novos profissionais que estão entrando para as corporações, além de agradecer à Câmara Legislativa pela homenagem. Também estiveram representados na solenidade a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e a Polícia Rodoviária Federal.
Coordenadoria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário