quarta-feira, 16 de agosto de 2017

BRASIL

Indígenas bloqueiam trecho 


da BR-316 no Maranhão


Foto
Flauberth Liderança Indígena


Índios Guajajaras bloquearam totalmente um trecho da BR-316 na manhã desta quarta-feira (16), entre o município de Bom Jardim e Santa Inês, a 250 km de São Luís. A mobilização aconteceu em virtude da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), acerca dos direitos de terras indígenas e quilombolas em todo o país.
Com troncos de árvores e até um poste, os manifestantes bloquearam o trecho e logo uma longa fila de veículos se formou na BR. Em seus cartazes, os indígenas pedem respeito e reconhecimento de que as terras pertencem ao seu povo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não há previsão de quando os indígenas irão liberar a pista.
Manifestantes utilizaram poste para bloquear trecho da BR-316.  (Foto: Divulgação/PRF)
Manifestantes utilizaram poste para bloquear trecho da BR-316. (Foto: Divulgação/PRF)
 
Manifestantes pedem o reconhecimento de que as terras pertecem aos índigenas. (Foto: Divulgação/PRF)
Manifestantes pedem o reconhecimento de que as terras pertecem aos índigenas. (Foto: Divulgação/PRF) 

No ínicio da tarde desta quarta, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou dois pedidos do governo de Mato Grosso para receber uma indenização da União pela desapropriação de terras do estado para demarcação de terras indígenas que integram o Parque Nacional do Xingu e as reservas Nambikwára e Parecis.
Na mesma decisão, a Corte também decidiu que o estado deverá pagar à União R$ 100 mil pelos custos de defesa arcados pelo governo no processo. Em comemoração, indígenas dançaram em frente Supremo Tribunal Federal, em Brasília, por volta das 12h desta quarta-feira (20) a decisão favorável à demarcação de terras em Mato Grosso. 

G1 MA
 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário