sábado, 5 de agosto de 2017

AGRICULTURA



Safra do morango está no pico da colheita em Jarinu 

Safra do morango está em alta em Jarinu (Foto: TV TEM)

O morango encanta pela beleza e pelo sabor. Melhor ainda é experimentar em época de safra. O pico da colheita em Jarinu (SP) é nesta época do ano.
Mas para ter uma boa safra, o produtor tem que planejar tudo com antecedência. O técnico agropecuário Lélio Moura diz que a preparação ideal deve começar cerca de um ano antes.
Apesar de ser a última etapa do processo, a colheita não é menos importante. Saber o momento certo de retirar a fruta do pé pode definir se todo o esforço valeu ou não a pena.
Rafael Maziero faz parte da terceira geração de produtores de morango da família, em Jarinu. E ele explica que a hora certa de colher é quando a fruta apresenta de 70% a 75% de maturação.
Em Jarinu, o morango começou a ser colhido em meados de junho. No total, são cerca de 1,2 milhões de pés. A produtividade por planta chega a 600 gramas. Essa é a média que se espera para que haja lucro. Em muitos sítios da cidade, a safra vai até dezembro. Até lá, os preços vão oscilar conforme a oferta.
Para conseguir um resultado melhor, alguns produtores apostam em embalagens diferenciadas. É o caso de João Vicente de Souza. 
Imagem relacionada

Município é um dos principais produtores da fruta em São Paulo. A produtividade de cada planta chega a 600 gramas.



Este ano, a roça dele conta com cerca de 110 mil pés. As frutas maiores vão pra caixas especiais, o que acaba dando retorno um pouco melhor.


Nosso Campo, TV TEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário