Comissão de Saúde
EM VISITA AO CENTRO AVANÇADO DE DIAGNÓSTICO DA MAMA, NESTA 4ª FEIRA, O VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL, GUSTAVO SEBBA, DISCUTIU AÇÕES PARA APRIMORAR O FUNCIONAMENTO DA UNIDADE.
O vice-presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), visitou na manhã desta quarta-feira, 12, o Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (Cora), ligado ao Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, ele esteve reunido com o Dr. Ruffo de Freitas Junior, coordenador do Programa de Mastologia do HC/UFG, e com Márcia de Faria Veloso, psicóloga do Hospital das Clínicas e vice-presidente da Associação dos Portadores de Câncer de Mama (Apcam).
O vice-presidente da Comissão da Alego e os representantes das duas entidades discutiram sobre vários assuntos que dizem respeito ao fornecimento de equipamentos e de recursos financeiros para aprimorar o funcionamento do Centro de Mamotomia, inaugurado no final do ano passado e que é uma referência no diagnóstico e tratamento de câncer de mama, em Goiás. Um dos temas da reunião foi em relação ao fornecimento do Kit de Agulhas, que custa mais de R$ 1.720 cada um, e que não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses kits são imprescindíveis para a realização de exames de detecção de câncer de mama. Em média, o Centro necessita de 10 a 15 kits, por mês, para atender a demanda de pacientes que procuram a Unidade, que não dispõe de dotação orçamentária para sua aquisição.
O deputado Gustavo Sebba já manteve contato com o secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela, que se dispôs a viabilizar um convênio para o fornecimento dos kits. O vice-presidente da Comissão de Saúde assegurou aos representantes do Cora e da Apcam que vai cobrar o cumprimento da Lei Municipal nº 8.395, de 28 de dezembro de 2005, que prevê repasses do município de Goiânia para a manutenção, por meio de convênio, do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas. O parlamentar pretende ainda analisar a possibilidade de apresentar projeto de lei semelhante na Assembleia Legislativa para que o Estado também possa disponibilizar recursos para ajudar no financiamento do Programa de Mastologia do HC.
O coordenador do Programa de Mastologia do HC, Ruffo Junior, disse que o exame para detecção precoce do câncer de mama é fundamental e a mamotomia é um dos métodos mais modernos e menos traumáticos para as pacientes. “O diagnóstico precoce nos dá uma série de benefícios. O primeiro deles é a possibilidade real dessa mulher ser de fato curada, dela não vir a falecer de câncer de mama, em fim, de ter uma vida longa e isso faz toda a diferença”, ressaltou.
O fornecimento de vale transporte para pacientes oncológicos em tratamento também foi discutido na reunião. Ainda sobre isso, Gustavo Sebba salientou a possibilidade de fornecimento de uma ambulância para o Centro Avançado de Diagnóstico da Mama. O parlamentar também orientou os representantes do Cora e da Apcam a procurarem as prefeituras municipais para a celebração de pactuação com os municípios de origem das pacientes em tratamento, o que poderia gerar receita financeira para a aplicação nas atividades desenvolvidas pelo Centro.
A reunião técnica de hoje foi desdobramento de Audiência Pública realizada no mês de março pela Comissão de Saúde e Promoção Social da Alego, quando estes e outros assuntos foram abordados e agora estão sendo encaminhadas as soluções, pontualmente. Gustavo Sebba elogiou a estrutura do Cora e destacou a necessidade do Poder Público apoiar e ajudar a manter seu adequado funcionamento. “Vamos atrás de Parcerias Públicas Privadas (PPPS) e do Estado para viabilizar tudo isso. Nós temos equipamentos, temos profissionais e não temos apenas os Kits e vai ser nossa luta no Estado para conseguir. Vamos levar essa luta também para a União pra que isso seja preconizado na tabela do Sistema Único de Saúde”, finalizou.
Câncer de Mama no Brasil
O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a doença responde por 22% dos casos novos de câncer feminino a cada ano no Brasil. Em média, surgem 57 mil novos casos de câncer dessa natureza por ano no País, com uma média de 14.500 mortes por ano. O Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas foi criado em 1996 com o propósito de melhor identificar e tratar casos da doença no Estado, que recebeu importante avanço com a inauguração do Centro Avançado de Diagnóstico de Mama no final de 2016.
O Cora realiza exames, biópsias e cirurgias de mastectomia, que consiste da remoção parcial ou total da mama com a presença de tumores cancerígenos. A Unidade só atende demanda do Sistema Único de Saúde, mediante regulação pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário