quinta-feira, 20 de julho de 2017

ESPORTES

Brasileiro de Kart: Tomadas, repescagens e classificatórias agitaram a quinta-feira
Brasileiro de Kart 2017
Segunda fase da competição segue com programação intensa no
 Kartódromo Beto Carrero Fotos: Bruno Gorski/ Divulgação


O Campeonato Brasileiro de Kart, que está sendo disputado desde o último dia 11 de julho no Kartódromo Beto Carrero Internacional, chegou nesta quinta-feira ao seu primeiro momento decisivo da segunda fase.Após dois dias completamente voltados aos treinos foi chegada a hora de pilotos e equipes seguirem para as tomadas de tempos. Participam desta fase 238 competidores que, somados aos 284 da primeira fase completam um total de 522 inscritos nesta que se tornou a maior competição da atualidade no kartismo mundial. Infelizmente, seguindo o previsto no regulamento da competição, alguns pilotos tiveram de deixar o Brasileiro de Kart nesta quinta. Devido às normas de segurança internacionais, estabelecidas pela Comissão Internacional de Kart – CIK, de acordo com as características técnicas da pista apenas 36 pilotos podem competir. Assim, as categorias Novato, Sênior “A” e Sênior “B”, que tiveram mais inscritos que este número, tiveram de realizar, após as tomadas de tempos, corridas de repescagem para selecionar os pilotos que seguirão para as classificatórias entre a 26ª e a 36ª posições.O dia começou com as tomadas de tempos em que todos os karts entraram na pista para estabelecer seus melhores tempos. Como previsto, baseado nas marcas conquistadas nos treinos de ontem, os pilotos tiverem tempos muito próximos. As pole-position ficaram com Victor Backes (SC) na Novato; Alain Sisdelli (RS) na Sênior “A”; Rodrigo Piquet (DF) na Super Sênior; Pedro Goulart (RS) na Graduado, Felipe Baptista (SP) na Sudam Júnior; Everson de Aquino (PR) na Super Sênior Master; Diogo Broka (DF) na Super F4 e Roberto Saraiva Filho na Sênior “B”.

CORRIDAS COMEÇARAM COM AS REPESCAGENS
As corridas de repescagem, apesar de determinarem o fim da participação no evento para alguns pilotos, aconteceram de forma muito tranquila e sem qualquer acidente. No período da manhã a Novato e a Sênior “A” tiveram esta corrida. Após as 12 voltas acabaram dando adeus ao Brasileiro de Kart os pilotos Luiz Fernando Stefani (RS) e Henrique Campos (SP), na Novatos. Pela Sênior “A” foram eliminados Marcos Machado Pereira (MT), Mauro Neuenschwander (MG) e Marcos dos Santos (PR). Finalmente, quem ficará de fora das disputas da categoria Sênior “B” será o piloto Daniel Otavio dos Santos (RS) que, com problemas nos freios, não completou nem mesmo a primeira volta.

CLASSIFICATÓRIAS COMEÇARAM À TODO VAPORA
 primeira classificatória da Novato foi bastante disputada. Com 36 concorrentes na pista as trocas de posições foram muito intensas e evidenciaram um elevado nível técnico entre todos. Victor Backes (SC), pole, conseguiu assegurar a sua primeira vitória. Ricardo Pinheiro chegou em segundo e Victor Chanoski (PR) em terceiro.Na Sênior A, também com 36 pilotos na pista, Danillo Ramalho (SP), que partira do segundo lugar, venceu com Alain Sisdeli (SP) em segundo e João Cunha (SP) em terceiro. Os cinco primeiros colocados fizeram uma prova muito disputa definido seu resultado final apenas nas últimas voltas.
A primeira corrida da Super Sênior foi bastante tranquila. Rodrigo Piquet (DF), pole-position, abriu confortável vantagem no início e, na segunda metade da corrida apenas administrou. Anderson Faita (GO), que vinha na segunda posição, se aproximou muito nas voltas finais, mas, não a ponto de atacar o líder. Assim, Faita ficou com o segundo lugar e Alexandre Rigon (SC) em terceiro.
Sensacional foi a classificatória da Graduado. O primeiro pelotão chegou à ser formado por 10 pilotos que, entre si, se revezaram várias vezes de posição. Ao final os irmãos Marcel e Murilo Coletta (SP) pularam na ponta e garantiram as duas primeiras posições. Bruno Bertonecello (RS) ficou com a terceira posição. Na Sudam Júnior, após registrar a pole-position, Felipe Baptista assegurou a sua liderança na largada. Nas primeiras voltas o piloto paulista foi muito pressionado por José Mugiatti Neto (PR). Porém, pouco a pouco, na segunda metade da corrida ele conseguiu abrir uma pequena distância a qual administrou até a bandeirada da vitória. Mugiatti chegou em segundo e Roberto Faria (RJ) ficou com a terceira posição.A Super Sênior Master, que tem pilotos com 53 anos ou mais é, acima de tudo, uma grande lição de superação e espírito esportivo. Apesar de serem a classe para os competidores mais experientes do Campeonato suas batalhas não devem em nada às vistas nas demais categorias. Jedson João Vicente (PR), de ponta a ponta, venceu a primeira corrida seguido por Luiz Pinheiro (MG) e Dagnor Schneider (SC).A penúltima corrida classificatória do dia reuniu os pilotos da Super F4. Em uma corrida espetacular o primeiro pelotão foi formado por oito karts que, até a penúltima volta, se revezaram em todas as primeiras posições. No último giro, em uma manobra arrojada, Ricardo Pinheiro (PR) venceu seguido por Diogo Broka (DF) e Nelson Stanisci (SP).
Encerrando as baterias classificatórias do dia os 36 pilotos da Sênior “B” tomaram o traçado. Roberto Saraiva (PA), após partir da pole-position, travou um acirrado duelo com o mineiro Marcelo Brandão pela primeira posição. Ambos os competidores lideraram algumas voltas, mas, na bandeirada, Saraiva levou a melhor e garantiu a vitória. Brandão ficou com o segundo posto e Marcos Rubim (SC) foi o terceiro. Neste sábado a programação de corridas classificatórias tomará todo o dia. As baterias serão iniciadas às nove da manhã e seguem até as sete da noite.


TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário